O melhor Pão de Milho para um café da manhã delicioso

Tenho certeza que você vai se apaixonar por essa receita deliciosa de Pão de Milho, é muito facinho e vai te surpreender.

O melhor Pão de Milho para um café da manhã delicioso
Freepik

Ah, o cheiro de pão de milho saindo do forno, quentinho, trazendo memórias doces dos fins de semana na casa da vovó! Não há nada como aquele aroma irresistível que se espalha pela cozinha, lembrando momentos felizes e aconchegantes ao lado da família. Hoje, vou compartilhar com você essa receita de Pão de Milho que aprendi com minha vó, e que não pode faltar na sua mesa!

Publicidade

A História do Pão de Milho

A receita do pão de milho é tradicional em muitas regiões do Brasil, e cada família tem o seu jeitinho especial de preparar. A minha vó sempre dizia que essa receita foi passada de geração em geração, começando lá com a bisavó que costumava fazer para o lanche da tarde depois de um dia de trabalho no campo. Esse pão era um verdadeiro conforto para todos, um símbolo de união e carinho familiar.

Receita de Pão de Milho

Ingredientes

  • 2 xícaras de fubá de milho
  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • 1 xícara de açúcar
  • 1 colher de chá de sal
  • 2 colheres de sopa de fermento biológico seco
  • 2 ovos
  • 1/2 xícara de óleo
  • 1 1/2 xícara de leite morno
  • 1/2 xícara de água morna
Pão de Milho
Pão de Milho

Modo de Preparo

  1. Preparando a Massa: Em uma tigela grande, misture o fubá, a farinha de trigo, o açúcar e o sal. Reserve.
  2. Ativando o Fermento: Em um recipiente separado, dissolva o fermento biológico na água morna. Deixe descansar por cerca de 10 minutos, até que forme uma espuma.
  3. Misturando os Ingredientes: Adicione o fermento dissolvido, os ovos, o óleo e o leite morno à mistura de ingredientes secos. Misture bem até obter uma massa homogênea.
  4. Sovando a Massa: Sove a massa sobre uma superfície enfarinhada por cerca de 10 minutos, até que ela fique lisa e elástica.
  5. Deixando Crescer: Coloque a massa em uma tigela untada com óleo, cubra com um pano úmido e deixe crescer em um lugar quente por cerca de 1 hora, ou até dobrar de tamanho.
  6. Modelando o Pão: Após o crescimento, molde a massa no formato desejado e coloque em uma forma de pão untada.
  7. Segunda Fermentação: Deixe a massa descansar na forma por mais 30 minutos.
  8. Assando: Preaqueça o forno a 180°C e asse o pão por aproximadamente 35-40 minutos, ou até que esteja dourado e ao bater na parte inferior do pão produza um som oco.
  9. Resfriando: Deixe esfriar em uma grade antes de fatiar.

Dicas de Preparo

  • Temperatura dos Líquidos: Certifique-se de que o leite e a água estejam mornos, não quentes, para não matar o fermento.
  • Ponto da Massa: A massa deve ficar lisa e elástica após sovar. Se estiver muito pegajosa, adicione um pouco mais de farinha de trigo.
  • Teste de Fermentação: Se estiver em um clima frio, coloque a tigela com a massa para crescer dentro do forno desligado com uma tigela de água quente ao lado para criar um ambiente morno.

Variedades da Receita

  • Pão de Milho com Ervas: Adicione ervas frescas picadas como alecrim ou tomilho à massa para um toque especial.
  • Pão de Milho com Queijo: Misture pedaços de queijo na massa para um pão ainda mais saboroso.
  • Pão de Milho Doce: Aumente a quantidade de açúcar para 1 1/2 xícaras e adicione 1/2 xícara de coco ralado para uma versão doce.

Como Servir e Armazenar

Sirva o pão de milho ainda quentinho, com manteiga derretendo ou com um delicioso requeijão. Ele é perfeito para o café da manhã ou lanche da tarde. Para armazenar, envolva o pão em um pano limpo ou em papel alumínio e guarde em um local fresco e seco por até 3 dias. Se preferir, pode também congelar as fatias e aquecer no forno ou torradeira quando quiser saborear novamente.

Espero que essa receita traga tanta alegria e memórias felizes para sua família quanto traz para a minha. Aproveite cada mordida!

Publicidade