5 hábitos que você precisa abandonar imediatamente porque são mitos

Alguns costumes populares podem ser apenas mitos e não fazem nenhuma diferença na cozinha. O AnaMaria Receitas te conta a verdade e te ajuda a desvendar esses mitos.

Pixabay/Os 5 mitos mais comuns na cozinha

Os mitos, ou costumes populares são passados de geração para geração e muitas vezes conversando com familiares ou amigos algumas dicas de cozinha são ensinadas, como por exemplo, como deixar o arroz mas soltinho deixando a tampa da panela entreaberta, o óleo no macarrão, ou até mesmo que as panelas de inox queimam a comida. 

Publicidade

Essas são algumas indicações populares que podem ser apenas mitos e não afetam o resultado final da comida, ou, podem até atrapalhar. O AnaMaria Receitas vai desvendar 5 mitos populares na cozinha para você parar de acreditar. 

1. Óleo na água do macarrão

Pixabay/Óleo na água do macarrão
Pixabay/Óleo na água do macarrão

Um dos erros mais cometidos na cozinha é adicionar óleo na água do macarrão para que ele cozinhe, se você faz isso é melhor parar. Adicionar óleo à água na hora do cozimento além de deixar a massa gordurosa, vai dificultar a fixação do molho. Para cozinhar o macarrão, uma água bem salgada e quente basta. 

Adicione um litro de água para cada 100 gramas de massa e uma colher de chá rasa de sal. Para que o macarrão não grude, após a massa cozinhar, escorra a água, adicione um fio de azeite e mexa o macarrão.

2. As panelas de inox são as piores para cozinhar

Pixabay/As panelas de inox são as piores para cozinhar
Pixabay/As panelas de inox são as piores para cozinhar

 A mais temida pelas donas de casa: a panela de inox. É provável que você já tenha escutado por aí que essas panelas grudam e queimam as comidas. Mas, não tenha medo e nem deixe de utilizá-las, pois o que estraga as comidas é usá-las em fogo alto, o certo é trabalhar com o inox em fogo médio ou baixo. Tente desta maneira e conte pra gente! 

Publicidade

3. Cozinhar o arroz com a panela semi aberta deixa o arroz mais soltinho 

Pixabay/Cozinhar o arroz com a panela semi aberta deixa o arroz mais soltinho 
Pixabay/Cozinhar o arroz com a panela semi aberta deixa o arroz mais soltinho

Esse é um dos mitos mais comuns. Deixar a tampa semi aberta não altera a textura do arroz, o que vai deixar seu arroz soltinho é a quantidade de água. O segredo é para uma xícara de arroz colocar duas de água. Para outras dicas de um arroz perfeito, clique aqui!

4. Forno á gás é melhor do que o elétrico

Pixabay/Forno á gás é melhor do que o elétrico
Pixabay/Forno á gás é melhor do que o elétrico

Esse mito vai te impressionar! Na verdade, o fogão elétrico é melhor e mais seguro, pois além de ser mais econômico, o aquecimento é mais rápido e ele cozinha o alimento de maneira uniforme. 

5. Azeite faz mal para a saúde 

Pixabay/Azeite faz mal para a saúde 
Pixabay/Azeite faz mal para a saúde

O azeite não faz mal à saúde, mas, assim como qualquer outra gordura, o azeite não pode ser exposto a temperaturas superiores a 180ºC e por longos períodos. 

Publicidade

Tudo sobre: