Aprenda a fazer corante alimentício natural na sua casa!

O AnaMaria Receitas te ensina a preparar um corante alimentício supernatural. Venha conferir aqui!
Foto: Pixabay

Aprenda a fazer corante alimentício natural na sua casa!

O corante alimentício é um produto muito utilizado na culinária que tem como função dar cor a receitas que normalmente são doces, como bolos, docinhos e pipocas. Esse produto possui apenas uma função estética nos alimentos, e você não precisa necessariamente utilizá-lo. Mas, quando usamos, eles têm o poder de deixar tudo mais bonito, afinal, quanto mais colorido é um prato mais agradável ele fica, não é mesmo?

Publicidade

No entanto, por mais que seja um produto muito interessante, é importante atentar-se a qualidade desses corantes, já que os artificiais podem ser prejudiciais à saúde.  Mas, para você que mesmo assim deseja usar os corantes só que de uma forma mais saudável, existe uma alternativa que é preparar seu corante natural comestível. 

Por isso, o AnaMaria Receitas vai te ensinar a fazer corante alimentício na sua casa, usando ingredientes mais saudáveis, sem adição de compostos químicos e que ficam igual aos do mercado. Venha conferir como preparar aqui! 

Corante vermelho

Esse tipo de corante é o mais fácil de preparar em casa, isso porque alimento como a beterraba e a framboesa possuem essa cor bem vívida. 

A diferença entre as tonalidades está na quantidade, para fazer o corante vermelho você vai precisar usar uma quantidade maior de beterraba ou framboesa. Para o corante rosa você vai usar uma quantidade menor dos alimentos. 

Publicidade

Para isso vai precisar fazer um suco com a beterraba ou framboesa crua, depois de feito basta levar esse suco para o fogo baixo e esperar o suco reduzir. Dessa forma, ele ficará bem concentrado. 

Corante verde

As folhas verdes como espinafre, agrião ou couve são perfeitas para tingir os alimentos, e são muito utilizadas para dar cor a massa de panquecas, macarrão ou deixar o arroz colorido. Mas, não se preocupe, esse corante natural pode ser utilizado em receitas doces também!

Para preparar o corante verde é o mesmo processo do anterior, basta colocar a folha verde no liquidificador com um pouco de água. Bata essa mistura muito bem e depois coe. 

Publicidade

Corante roxo

Para a coloração roxa, você pode obter a partir do repolho roxo. Para isso, comece cortando o em fatias bem pequenas. Depois, coloque em uma panela e cubra com água. Em seguida, leve ao fogo médio até levantar fervura e a água ficar bem roxinha. Por fim, coe e prontinho! 

Corante azul

Você deve estar se perguntando “Como posso preparar um corante azul de maneira natural, sendo que essa é uma cor praticamente impossível de encontrar na natureza?”, mas a resposta é bem simples! Para obter essa coloração basta preparar o corante roxo feito a partir do repolho roxo e adicionar ½ colher de café de bicarbonato de sódio. Com essa mistura você pode obter o corante azul! Fácil, não?

Publicidade

Tudo sobre: