
Na culinária, principalmente caseira, usamos muito a batedeira, o liquidificador e o mixer. Mas será que vale a pena investir em apenas um deles? Posso substituir um pelo outro? Veja as respostas para essa pergunta a seguir, com o AnaMaria Receitas!
Liquidificador: bate tudo e mais um pouco
Uma peça chave para a sua cozinha é o liquidificador. Suas lâminas afiadas são ótimas para bater sucos, sopas, caldos, molhos e doces que levam ingredientes inteiros (verduras, legumes e frutas). Quando queremos utilizar gelo ou algo congelado, o liquidificador é perfeito!
Porém, utilizá-lo para bater massas pode ser um pouco arriscado. Se quiser substituir a batedeira ou o mixer por ele, pode. Mas se atente à qualidade do produto e veja as restrições. Geralmente massas pesadas como as massas de pão não se dão muito bem com esse utensílio, mas tudo depende da marca e do liquidificador.

Mixer: prático e eficiente
Diferente do liquidificador, o mixer é um utensílio de cozinha menor, isso faz com que ele seja mais prático de lavar, usar e guardar. Suas lâminas também são afiadas então sabem cortar muito bem pedaços de frutas, verduras e legumes.
O que faz a diferença é a delicadeza do produto. O mixer é um pouco mais sensível, então receitas grandes não são indicadas para ele. O destaque do mixer é a aeragem, ou seja, ele traz ar para as massas, sucos e purês, deixando-os levinhos e cheios de espuminha.
Ainda assim, se suas receitas são menores, ok, o mixer vai ser de grande utilidade. Mas para receitas maiores, o mixer não é muito eficiente.

Batedeira: clássica e honesta
Aquele utensílio clássico de casa de mãe e avó, a batedeira é a escolhida quando o assunto é massa. Suas pás conseguem deixar massas leves e pesadas bem misturadas e com uma textura bem fofinha.
No entanto, como suas pás não são lâminas, ela não corta pedaços. Uma limitação grande quando pensamos em massas com frutas. Mas é muito bem indicada, justamente pela leveza da máquina, em ser usada para bater massas de doces, clara em neve e até massa de pizza.

Afinal, qual utensílio é o melhor?
Acho que dá para perceber que o liquidificador é o mais versátil. Assim como o mixer, ele consegue aerar massas, cortar frutas e ainda comporta receitas grandes muito bem. No entanto, além de seu pequeno problema com massas pesadas, ele é menos prático quando o assunto é limpeza.
Mesmo assim, se você quiser investir na sua cozinha e comprar utensílios um de cada vez, compre primeiro o liquidificador. A dica é investir em um de vidro, ele é mais pesado e pode quebrar, mas é mais fácil de limpar e dura mais do que a versão de acrílico.
Receitas preparadas no liquidificador
Torta de liquidificador de limão
Uma sobremesa bem leve, saborosa e super simples de preparar. A torta de limão de liquidificador é aquele doce prático que todo mundo gosta e se delicia! Confira o modo de preparo no AnaMaria Receitas!
Mousse de laranja

Um doce levinho, refrescante e muito fácil de fazer. Esse mousse de laranja é bem diferente. O toque especial de chocolate é essencial e o liquidificador torna a receita bem prática. Com apenas 7 ingredientes você terá uma sobremesa deliciosa!
Pizza de liquidificador
Já pensou em fazer uma noite de pizza com os amigos, mas não tem a batedeira necessária? Agora seus problemas acabaram! Essa receita de pizza do AnaMaria Receitas permite que você prepare a massa no liquidificador. O resultado é um jantar bem saboroso e superprático!
Pão de queijo recheado

A maioria das receitas de pão de queijo pede que você misture os ingredientes com a mão. Por mais que soe divertido, quem já fez sabe que às vezes colocar a mão na massa faz uma bagunça! Por isso, experimente essa versão de liquidificador e não se arrependa!
Empadinha de liquidificador
Fácil, rápida e deliciosa. Essa empadinha é o salgadinho perfeito para reuniões em casa. Não precisa gastar dinheiro na padaria nem se preocupar com a sujeira. Confira o modo de preparo no AnaMaria Receitas!