Comida muito apimentada? Aprenda a salvá-la com essas dicas!

Se você errou a mão e deixou sua receita mais apimentada do que deveria, não se preocupe, nós vamos te salvar!

picante
Pixabay

Quem cozinha provavelmente já errou a mão na hora de adicionar alguns ingredientes específicos como sal, açúcar, e temperos como a pimenta. No caso da pimenta, o sabor é extremamente pessoal, visto que muitas pessoas amam receitas com um toque apimentado, mas muitas não conseguem chegar perto de comidas que levam o ingrediente. Por esse motivo é que devemos tomar cuidado na hora de adicioná-la. 

Publicidade

Mas, se caso você deixou a comida mais apimentada que deveria, não descarte a comida no lixo, isso porque seria um desperdício de tempo e dinheiro. Calma que o AnaMaria Receitas vai te ensinar alguns truques culinários para você salvar sua comida apimentada, sem ter que jogar tudo fora. Confira a seguir! 

Adicione vegetais ricos em amido e açúcar

Vegetais ricos em amido, como a batata, cenoura e batata-doce podem ser a salvação para sua comida que ficou picante demais, isso porque esses vegetais absorvem a pimenta e, graças a sua concentração de açúcar, o tempero é equilibrado fazendo com que o sabor fique mais agradável. 

Esse truque pode ser usado para corrigir caldos, molhos e ensopados, por isso, corte o alimento escolhido em cubos médios, coloque no preparo e deixe ferver por no máximo 10 minutos. Se você preferir, pode retirar o legume na hora de servir e prontinho! 

Use açúcares ou ácidos 

Outra alternativa para corrigir a comida apimentada é adicionando ingredientes doces, como o ketchup, mel ou algum xarope de sua preferência, ou ingredientes ácidos, como uma ou duas colheres de limão, vinagre ou pedaços de tomate.

Publicidade

A comédia que antes estava “ardendo a língua” agora ficará com um sabor mais suave e equilibrado graças a esses ingredientes. 

Adicione leite ou derivados para tirar o excesso de pimenta

Se a receita permitir, você pode adicionar um pouco de leite ou derivados para neutralizar a ardência presente no alimento. Isso é possível graças à gordura presente nos laticínios que consegue dissipar o sabor marcante da pimenta. 

Por isso, você pode escolher o laticínio que quiser, pode ser leite, iogurte natural, creme de leite, requeijão, manteiga e até mesmo leite de coco, ou leite de amêndoas que ainda podem acrescentar um sabor a mais na receita.

Publicidade