Como acertar o ponto da carne no churrasco?

O AnaMaria Receitas te dá dicas infalíveis para você acertar o ponto desejado da carne no seu churrasco. Venha aprender!

Como acertar o ponto da carne no churrasco - Foto: Pixabay

A carne é a protagonista do churrasco, ela pode ter vários tipos de cortes, preparos e finalizações, mas, na verdade, o que importa mesmo é o sabor final, a maciez da carne e o ponto, que vai depender do gosto de quem for comer. 

Publicidade

Um dos empecilhos que pode estragar seu churrasco é o ponto da carne, que varia entre mal passada, ao ponto e bem passada. O ponto é algo relativo pois, cada pessoa gosta de uma maneira e um bom churrasqueiro deve saber reconhecer o ponto para agradar a todos. Contudo, nós sabemos que adivinhar como o bife está por dentro nem sempre é uma tarefa fácil. Por isso, chega de contar com a sorte na hora do churrasco! Separe sua farofinha, vinagrete, maionese e principalmente, a carne, pois o AnaMaria Receitas vai te ensinar dicas de ouro que vão te ajudar a acertar o ponto da sua carninha suculenta e agradar todos os seus convidados! 

O cuidado antes do churrasco

Para garantir uma carne macia e no ponto certo, os cuidados devem começar no açougue, ou seja, na hora de escolher a carne, que deve estar bem fresca e macia. Mas, como saber isso? A resposta é bem simples: para que você possa verificar a maciez, basta pressionar o dedo sobre a carne. Se a depressão que formar, rapidamente voltar ao tamanho normal, este bife não está macio. Mas, se ao pressionar, a depressão que se formou demorar para voltar ao tamanho, ela está no ponto perfeito para seu churrasco. Outro ponto importante é a cor da carne, que deve possuir um vermelho-cereja vivo e sua gordura branca. Caso a mesma esteja escura e com sua gordura amarelada, ela estará sem sabor e dura. Por isso, de olho na sua carninha antes de comprar! 

Ah, e não se esqueça de cortar os bifes corretamente, algo que varia para cada tipo de carne. 

O cuidado antes de assar a carne. - Foto: Pixabay
O cuidado antes de assar a carne. – Foto: Pixabay

O tão esperado ponto da carne

Para você que tem receio na hora de saber o ponto da carne, não se preocupe, o AnaMaria Receitas vai te ensinar 3 maneiras para acertar o ponto do seu bife. 

Publicidade

Usando sua mão

Esse jeito é o mais prático de todos, você vai precisar apenas das suas mãos. Isso mesmo que você leu! Você vai verificar o ponto do seu bife pelo toque. Comece encostando o dedo indicador no polegar, formando um círculo. Com o dedo da outra mão, toque a região do seu músculo abaixo do seu polegar. Assim, ele estará na consistência da carne mal passada. Ao encostar o dedo médio no polegar, a consistência do músculo é a mesma do bife ao ponto, e por último, para uma bem passada, encoste com o dedo anelar. Agora, teste na carne: a mesma consistência que você sentir na sua mão, você sentirá na carne, mas cuidado para não se queimar. 

Ponto da carne com a mão - Foto: zimmerdigital
Ponto da carne com a mão – Foto: zimmerdigital

O bom e velho relógio 

Para você que achou difícil o método da mão, o relógio não falha! Para carne mal passada, deixe a peça na grelha por dois minutos cada lado no fogo bem alto, se quiser deixar a grelha baixa é melhor ainda. Sua peça obterá uma crosta amarronzada e, por dentro, uma cor rosada opaca. Para a carne ao ponto, deixe o bife por 6 minutos na grelha, ou seja, 3 minutos cada lado. Seu bife ficará com a superfície cozida, com bordas tostadas, e por dentro, um tom leve de rosado. Agora, para quem prefere uma carninha bem passada, deve-se deixar o bife por 8 minutos na grelha, ou seja, 4 minutos de cada lado. A aparência da  mesma será de um tom amarronzado mais escuro, e totalmente cozida por dentro e por fora. 

O bom e velho relógio para acertar o ponto - Foto: Pixabay
O bom e velho relógio para acertar o ponto – Foto: Pixabay

Utilizando um termômetro culinário 

Para quem gosta de algo mais preciso, esse método é infalível! Na hora que sua carne estiver na churrasqueira, fure-a com o termômetro e meça a temperatura. Se a temperatura estiver em 50ºC ela estará mal passada, se estiver de 54 a 56ºC ela estará ao ponto. Agora, se estiver em torno de 60ºC ela estará bem passada. 

Publicidade
Ultilize um termometro para medir a temperatura da carne e não erre no ponto - Foto: Pixabay
Ultilize um termometro para medir a temperatura da carne e não erre no ponto – Foto: Pixabay

Tudo sobre: