Como cozinhar o feijão corretamente: dicas para deixá-lo perfeito!

Não erre mais no preparo do queridinho dos brasileiros: o feijão. Confira dicas para deixá-lo perfeito aqui no AnaMaria Receitas!

Como cozinhar o feijão corretamente dicas para deixá-lo perfeito! - Foto:Pixabay

Nada melhor que um de feijão fresquinho e bem temperado, com aquele cheiro inconfundível que se alastra pela casa, e quando combinado com o arroz então, é a combinação perfeita! Afinal, esse grão é um dos preferidos dos brasileiros e, em muitas famílias, não pode faltar na mesa. 

Publicidade

Mesmo com sua popularidade nas casas brasileiras, nem todo mundo sabe cozinhar feijão, e até quem sabe, às vezes, é comum errar o ponto do cozimento e o tempero. Isso se dá, justamente, pelo receio de utilizar a panela de pressão. 

Por isso, o AnaMaria Receitas vai te dar dicas especiais para você cozinhar o feijão corretamente e deixá-lo perfeito – melhor que o feijão da vovó! Confira! 

Deixe seu feijão de molho 

Antes de separar a panela de pressão e botar a mão na massa, você deve deixar o grão de molho. Esse processo, além de deixar o feijão mais macio e facilitar na hora de cozinhar, vai eliminar aquelas substâncias que causam gases e sensação de estufamento após o almoço. 

Portanto, se você for cozinhar seu feijão amanhã, você deve deixá-lo de molho no dia anterior. O tempo do molho é entre 6 a 12 horas, por isso é importante se planejar! 

Publicidade

Mas, se você se esqueceu de deixar de molho e está morrendo de vontade de comer um feijãozinho hoje, você pode deixá-lo de molho na água quente por 60 minutos antes do cozimento. Simples, não?

O momento do cozimento

Quando chegar o momento do cozimento, comece descartando a água do molho. Depois, leve os grãos para a panela de pressão e siga a medida indicada: para uma xícara de feijão, adicione três xícaras de água. É sem erro! 

Como o grão estava de molho, o tempo do cozimento é rapidinho, de 10 a 25 minutos a partir do momento que a panela pegar pressão. Quando passar o tempo, desligue o fogo, deixe a pressão sair e você pode seguir o processo de temperar o feijão do jeito que desejar. 

Publicidade
O cozimento é mais rápido quando o feijão é deixado de molho. - Foto: Pixabay
O cozimento é mais rápido quando o feijão é deixado de molho. – Foto: Pixabay

Tempere bem! 

Depois de cozido, é hora de temperar! Para isso, vale a pena investir em temperinhos que não tem erro: alho, cebola,  louro, cominho, pimenta-do-reino e cheiro-verde. 

Comece refogando em uma panela o alho com a cebola, depois adicione uma concha do feijão cozido na panela e amasse os grãos com o fundo da concha. Essa dica serve para engrossar o caldo.

Na sequência, despeje o restante do feijão e adicione os temperos a gosto. Deixe seu grão ferver mais um pouco até o caldo reduzir.

Publicidade

Para quem gosta de um sabor a mais, você pode cozinhar o feijão junto com linguiça calabresa e bacon, o seu feijãozinho ficará ainda mais irresistível! 

Tudo sobre: