Como criar o hábito de cozinhar?

Saber cozinhar é um ato de liberdade. Para que você também conquiste a sua liberdade, o AnaMaria Receitas te ensina a (gostar de) cozinhar! Foto: Pixabay

Quando somos mais novos dependemos dos nossos pais para comer e quando crescemos, se não sabemos cozinhar, dependemos dos restaurantes, aplicativos e comidas congeladas. Por isso o AnaMaria Receitas acredita que saber cozinhar é um ato de liberdade, afinal, quando você faz sua própria comida, você não depende de ninguém. 

Publicidade

Atualmente é muito comum ver pessoas presas aos aplicativos e restaurantes para poder comer bem, muitas vezes por falta de tempo e interesse na cozinha. Mas apenas quem cozinha sabe que preparar sua própria comida é muito positivo tanto financeiramente quanto para a saúde da pessoa. 

Primeiro que você sabe o que tem no seu prato e todos os ingredientes que você usou. Segundo, comprar comida no mercado é bem mais barato do que pedir em um restaurante ou aplicativo. Enfim, é um sentimento de independência e autonomia que qualquer pessoa deve sentir. 

E para que você faça isso sem (muito) estresse, o AnaMaria Receitas separou algumas dicas para os chefs amadores iniciantes. Se esse é o seu caso, veja a lista a seguir!

Faça por você

Nem todos têm essa opção, mas cozinhar por gosto próprio é muito mais gostoso. Para isso, programas de TV e filmes sobre gastronomia são ótimos para incentivar esse gosto pela cozinha. Até porque muito do que a gente não gosta ou não se interessa é simplesmente por não conhecermos, então a informação ajuda a tornar a cozinha um hábito. 

Publicidade

De pouco em pouco

Ninguém nasce sabendo, esse é o mantra. Por isso, quando começamos alguma coisa nova, devemos entender que não somos especialistas. Por isso procure fazer pratos simples, com poucos ingredientes e a partir disso você evolui aos poucos conforme seu interesse vai aumentando. 

Os utensílios são chave

Claro que tudo é adaptável, mas ter bons utensílios de cozinha faz tudo ser mais fácil. Então, como estamos começando aos poucos, invista em itens básicos e conforme a necessidade, compre outros materiais. Assim sua cozinha vai ficando completa com utensílios que você realmente vai utilizar. 

Cozinhar com companhia é bem melhor

Por mais que a cozinha sozinha seja terapêutica, chamar um amigo ou familiar para fazer alguma refeição com você será mais divertido. Assim, a preparação fará parte do encontro e por quê não colocar uma música e um petisco para que a espera da comida não seja entediante? 

Publicidade
Cozinhar com companhia é melhor/ Foto: Pixabay

Organização facilita o processo

Manter uma cozinha organizada faz com que tudo seja mais tranquilo. Então quando quiser fazer alguma receita, separe os ingredientes, mantenha tudo a seu alcance e sempre limpe a cozinha depois. 

Praticidade para a rotina

Se a sua jornada culinária inclui a marmita da semana, talvez encontrar uma rotina para a preparação seria uma boa ideia. Tente separar um ou dois dias na semana para preparar as porções. Se quiser, faça algumas combinações diferentes para não enjoar. 

Publicidade