Como dessalgar carne seca?

Aprenda aqui no AnaMaria Receitas a retirar o sal da sua carne seca de maneira muito rápida e fácil!
Foto: Pixabay

Como dessalgar carne seca

Conhecida também como charque ou carne de sol, a carne seca surgiu mediante a necessidade de conservar o alimento em regiões com climas mais quentes, em especial aqui na América do Sul. O que faz conservar a carne é um processo feito de secagem com sal.

Publicidade

Justamente por ser tão salgada, quando vamos preparar deliciosos pratos com essa carne, é necessário retirar o sal, até porque, ninguém gosta de muito sal, não é mesmo?

Se você é iniciante na cozinha, ou até mesmo para você que deseja dessalgar a carne de uma maneira mais rápida, o AnaMaria Receitas vai te ensinar alguns jeitos fáceis e infalíveis! Por isso, continue lendo para descobrir e preparar um prato muito gostoso (e sem sal)! 

Dessalgue a carne seca de um dia para o outro

O método mais comum e que é infalível é deixar a carne dessalgando por 24h. Para isso, corte a carne seca em pedaços e depois lave-os em água corrente. Em seguida, em um recipiente, adicione a carne e depois água gelada até cobrir. Leve o recipiente para a geladeira e vá trocando a água três vezes de 3 em 3 horas. 

Essa é uma maneira para você que o tempo não é um problema e vai preparar a carne apenas no dia seguinte. Mas, se você precisa preparar a carne ainda hoje, continue lendo para aprender a dessalga-la de uma maneira mais rápida. 

Publicidade

Como dessalgar carne seca na panela com água quente?

Esse é um método rápido para você que precisa dessa carne dessalgada ainda hoje. Por isso, comece cortando sua carne seca em cubos e lave-os em água corrente. 

Depois, adicione os pedaços numa panela normal, e água até cobrir. Ligue o fogo e deixe cozinhar por cerca de 10 minutos. Feito isso, troque a água da panela e cozinhe mais de 5 a 10 minutos. 

Repita o processo até que o sal esteja no ponto certo para o consumo. Para saber o ponto, vá provando aos poucos conforme retira a água.

Publicidade
Como dessalgar carne seca na panela com água quente
Como dessalgar carne seca na panela com água quente

Como dessalgar a carne seca com leite?

Outro método rápido para tirar o sal da carne seca é com leite. Para fazer isso, basta adicionar a carne picada e lavada em uma panela com bastante água. Depois, acrescente 1 copo cheio de leite frio, ou em temperatura ambiente. Deixe ferver por aproximadamente 15 minutos. Quando passar esse tempo, é só escorrer a água, lavar bem os pedaços da carne e prepará-la normalmente. 

Como dessalgar a carne seca com sal?

Esse método é um tanto quanto contraditório, mas funciona perfeitamente! 

Para fazer isso você precisa lavar a carne para retirar o excesso de sal, adicioná-la num recipiente e cobrir com água fria. Agora, para o sal, você deve adicionar uma colher de sopa para cada 250g de carne. 

Publicidade

Feito isso, leve ao fogo alto e deixe ferver. Quando começar a formar uma espuma branca na água, desligue o fogo, tire essa espuma com a ajuda de uma colher e deixe ferver por mais alguns minutos. 

Para finalizar, escorra a água da panela e está prontinha para preparar esse empadão de carne seca delicioso! 

Foto da receita de empadão de carne seca
Foto da receita de empadão de carne seca

Publicidade

Tudo sobre: