Como escolher os alimentos na hora de comprar

A nutricionista Flávia Bulgarelli ensina a escolher os melhores alimentos para não errar na hora de ir às compras

escolha de alimentos
Pexels

Quem nunca ficou em dúvida de qual limão escolher no supermercado? Ou qual o aspecto correto de carnes e enlatados? Selecionar frutas, verduras e outros produtos comestíveis pode parecer difícil no início. Contudo, saber quais são os melhores alimentos na hora de comprar é uma estratégia valiosa para aqueles que buscam por uma alimentação balanceada. 

Publicidade

Por isso, o AnaMaria Receitas trouxe a nutricionista Flávia Bulgarelli para nos ensinar algumas dicas de como escolher os melhores alimentos na hora de fazer as compras do mês. Confira!

Vegetais

De acordo com a nutricionista, os tubérculos devem estar íntegros e sem qualquer tipo de brotos. As cebolas, por exemplo, precisam ter bulbo firme e casca de tom uniforme. No caso dos frutos, como abobrinhas, tomates e pepinos, eles têm de ser íntegros e possuir cor viva e brilhante. Já as raízes, como aipim, beterraba e cenoura, não devem conter manchas, terra ou rachaduras. Por último, as folhas são escolhidas a partir de suas cores vibrantes, umidade e limpeza.

Frutas

Quando falamos sobre a escolha das melhores frutas, Flávia dá algumas dicas: “elas devem estar firmes, possuir casca íntegra e não apresentar rachaduras”. Além disso, em casos mais específicos, como o da laranja e da melancia, uma dica é dar leves batidinhas em suas cascas, certificando-se de que os sons sejam fechado e oco, respectivamente. Outra fruta que foge um pouco das características apresentadas anteriormente é a uva, que não deve se desprender do cacho ao ser balançada com delicadeza.

Diversos

Oleaginosas, como castanhas e nozes, devem estar inteiras, sem cheiro de gordura oxidada ou cor amarelada. Os ovos não podem conter nenhum tipo de rachaduras e os alimentos embalados e enlatados devem estar íntegros e sem a presença de furos ou aspecto amassado. “Ao escolhermos carnes, é importante que tomemos alguns cuidados mais específicos. Certifiquem-se de que as peças estejam refrigeradas ou congeladas e que não possuam cor esverdeada ou forte odor” conclui a Dra.

Publicidade