Muitas pessoas odeiam picles e, mesmo dentro do hambúrguer, não conseguem tolerar o sabor. Já outras são absolutamente apaixonadas pelo alimento, ou seja, não tem meio termo, ou você ama, ou você odeia picles.
E para quem ama, o AnaMaria Receitas trouxe uma receita caseira especial para você poder preparar seu próprio picles aí na sua casa. E, diferente do que muitos pensam, o picles pode ir muito além do pepino. Então use a criatividade e prepare seu picles com as nossas dicas!
Receita de picles caseiro
Você sabia que o picles é o nome que se dá ao preparo em conserva? Escolha seu legume, vegetal ou até fruta e prepare seu picles caseiro com o AnaMaria Receitas!
Ingredientes:
1 ½ xícara de água
1 ½ xícara de vinagre
1 colher de sopa de sal
2 a 3 colheres de sopa de açúcar
Modo de preparo:
Comece esterilizando um pote de vidro. Manter o pote limpo garante a conservação do alimento. Feito isso, lave e corte o vegetal, legume ou fruta da forma que desejar. Apenas quando o pote estiver seco, coloque o alimento no recipiente.
Agora, usando a lista acima, adicione todos os ingredientes em uma panela e deixe no fogo até o açúcar dissolver por completo. Feito isso, despeje a salmoura sobre o legume, vegetal ou fruta, feche o recipiente e espere esfriar um pouco antes de colocar na geladeira.
Espere de 3 a 5 dias para começar a comer. Durante esse tempo, a conserva constará crocância e um sabor mais acentuado.
Outras dicas
Escolha os alimentos para a conserva muito bem: firmes, sem machucados e maduros. Para as frutas, geralmente é menos comum fazer picles com frutas muito moles. Um picles de fruta interessante, por exemplo, é de maçã ou casca de melancia.
Além disso, é muito importante prestar atenção nos utensílios utilizados no preparo do picles. Limpe todas as facas, garfos, colheres, panelas e potes de vidro muito bem, afinal, qualquer sujeira pode prejudicar o resultado final.
Também existe a preocupação com as bolhas de ar que podem vir a existir durante o preparo. Em hipótese alguma o seu picles pode ser fechado com as bolhas de ar, sendo assim, retire o ar com o auxílio de uma faca inox e passe pelas laterais do recipiente.
Por último, prefira o sal marinho, uma vez que o sal de cozinha possui iodo que prejudica a conservação dos alimentos. Fora isso, evite o vinagre balsâmico, mesmo sendo saboroso, ele não tem propriedade de conservação.