Chef ensina como preparar um peru de Natal perfeito

Com a chegada do Natal, o chef Alain Poletto, responsável pelo Bistrot de Paris, compartilha dicas para fazer uma receita perfeita de peru para a ocasião

Peru com Legumes Caramelizados
Acervo AnaMaria

O Natal está chegando e o prato mais esperado do dia, com certeza, é o Peru. A tradicional receita é um símbolo de fartura e agradecimento, representando as conquistas ao longo do ano e a riqueza na mesa. Por esse motivo, o chef Alain Poletto, responsável pelo cardápio do Bistrot de Paris, ensina algumas dicas infalíveis para preparar uma ave bem suculenta e saborosa para sua família. Confira!

Publicidade

Qual a quantidade correta de peru?

Antes de escolher qual peru comprar, tenha em mente quantos convidados estarão presentes na ceia. Para evitar que falte, o chef calcula cerca de 400g de carne por pessoa. Portanto, uma ave de 4kg seria o suficiente para alimentar 10 convidados.

Como descongelar o peru da forma certa

Hoje em dia, é difícil achar um peru fresco à venda e, por isso, muitas pessoas optam pelo congelado. Então, a melhor forma de descongelar a ave é deixando-a na geladeira por, no mínimo, dois dias. Isso fará com que o peru descongele naturalmente, já que não se deve deixá-lo fora de refrigeração. “Nunca descongelar o Peru fora da geladeira, isso pode contaminar a sua ave e estragar o seu Natal!”, completa o chef.

Como temperar o peru de Natal

A carne do peru é muito delicada, então, o ideal seria temperá-la somente com sal e pimenta. Porém, se você gosta de uma ave com mais sabor, faça uma marinada com vinho branco, cebola, alho e salsinha. Deixe repousar em tempero por dois dias na geladeira, regando sempre. Antes de ir para o forno, retire toda a marinada e passe uma mistura de óleo vegetal e manteiga por todo o peru. De acordo com Poletto, isso trará mais uma camada de tempero para a sua ave, além de ajudá-la a dourar.

Qual a melhor maneira de assar o peru?

Caso tenha uma peça muito grande, o certo é levá-la ao forno preaquecido em temperatura baixa, entre 160°C e 180°C. Em seguida, deixe-a dourar por completo e, então, cubra-a com papel alumínio para terminar a cocção e preservar a umidade. Não se esqueça de regar bem o peru, primeiro nas coxas e depois no peito, para ficar bem dourado e suculento. Quanto ao tempo, Alain comenta que uma ave de 3 a 4kg leva, em média, 1h30 a 2h para assar corretamente.

Publicidade

Melhores acompanhamentos para o peru de Natal

Para acompanhar, o chef Alain Poletto sugere batatas douradas, arroz fresquinho e uma farofa bem brasileira. Outra dica é deglacear a assadeira da cocção da ave com vinho branco, raspando bem para tirar todo o sabor. Isso dará origem a um molho delicioso para irrigar o peru e deixá-lo ainda mais molhadinho. Na hora de servir, o ideal é fatiar a peça na frente dos convidados, começando pelas coxas e sobrecoxas, passando para as asas e, finalmente, chegando ao peito.