Como usar a panela de pressão sem medo!

Usar a panela de pressão no dia a dia facilita a vida de qualquer um, no entanto, é comum ter receio ao usar algum instrumento de cozinha pela primeira vez. Por isso o AnaMaria Receitas te ensina a usar a panela de pressão sem medo!

panela de pressão

Começar a utilizar a panela de pressão é um passo da vida adulta que não tem volta. Essa ferramenta da cozinha é o segredo para tornar suas receitas do dia a dia rápidas e práticas. No entanto, é comum ter receio quando não se sabe como manuseá-la, afinal, assim como outros instrumentos culinários, a panela de pressão pode causar acidentes na cozinha. Por isso, o AnaMaria Receitas reuniu um passo a passo infalível para te ajudar a superar esse medo e fazer receitas rápidas e deliciosas!

Publicidade

Passo a passo de como usar uma panela de pressão:

Checagem de segurança.

Primeiramente, é importante ler o manual de instruções, sim é chato, mas é necessário, afinal, pode ser que sua panela tenha um cuidado diferente no momento da limpeza ou antes de colocar no fogo. Mesmo que seja incomum, ainda é importante checar. 

Com o auxílio do manual, verifique se todas as partes da panela (trava de segurança, válvula de segurança, válvula com pino, borracha de vedação) estão no lugar e devidamente conservadas, uma vez que o funcionamento dela depende da qualidade de todas as suas partes. 

Como usar?

Publicidade

Saiba que a panela de pressão é ideal para alimentos cozidos, ou seja, para o uso dela é necessário ter uma quantidade de água segura que permita o bom funcionamento. Por isso, toda panela de pressão vem com o nível de água que se deve colocar para que ela faça seu trabalho bem. 

Dessa forma, coloque a água até o nível indicado junto com o alimento que deseja preparar. Feche a panela bem fechadinha e coloque no fogo alto, sem drama. 

Quando a panela pegar pressão, a válvula com pino começará a expelir o vapor, seu dever é diminuir o fogo. 

Publicidade

Depois do tempo determinado de cada receita, desligue o fogo e deixe sair toda a pressão pelo pino. Não abra a panela antes de ter certeza de que ela está sem pressão. Isso pode causar acidentes sérios. Para ter certeza, encoste no pino com algum talher ou algo do tipo (não encoste, você correrá risco de se queimar), se ele não fizer nenhum barulho, pode ter certeza que sua panela está sem pressão e pronta para ser aberta. 

Dicas finais:

É sempre muito importante manter sua panela inteiramente limpa, isso evita a degradação e garante um bom funcionamento do instrumento. No entanto, caso você veja que, durante o preparo, as coisas não ocorreram como esse texto ensinou, desligue o fogo e confira novamente se todas as partes estão funcionando bem. 

Publicidade

Agora que você já sabe como manusear uma panela de pressão, comece preparando um prato simples e rápido como o Macarrão na pressão com linguiça do AnaMaria Receitas!

Macarrão na pressão com linguiça
Macarrão na panela de pressão com linguiça