Confira alimentos que são bons para a tosse!

Você sabe o que é bom para a tosse? São essas dicas do AnaMaria Receitas! Confira!
Foto: Pixabay

Confira alimentos que são bons para a tosse! Foto: Pixabay

Com a chegada do outono, os dias estão cada vez mais frios e consequentemente, os casos de problemas respiratórios, como gripes e resfriados, podem surgir. Se você pegou apenas um resfriado leve, e está com sintomas como a tosse, você não precisa correr para o médico, pois existem alguns expectorantes naturais, que podem ajudar a aliviar esse sintoma e o desconforto na garganta. 

Publicidade

Dependendo do caso, nem sempre é necessário correr para o hospital se você pode tratar sintomas levem em casa, por isso,  você pode usar esses alimentos como aliados nesses desconfortos antes de passar com um médico, ou até mesmo associá-los a medicamentos. 

Dito isso, o AnaMaria Receitas vai te contar quais são os alimentos que vão te ajudar nos desconfortos causados pela tosse. Venha conferir! 

Mel 

Além de adoçar as comidas e ser uma delícia quando combinado com alguma fruta, o mel também possui propriedades que podem te ajudar quando você pegar um resfriado, principalmente para combater a tosse. 

Apenas com uma colher de mel o desconforto causado pela tosse pode ser aliviado, pois ele proporciona uma camada de proteção à mucosa e ameniza a irritação na garganta. Além disso, o mel pode agir na causa da tosse, justamente porque possui propriedades antibacterianas, desse modo, acelera o processo de cura. 

Publicidade

Gengibre

Esse é um superalimento que deve ser incluído no seu dia a dia pois pode beneficiar sua saúde de diversas formas, não só no alívio da tosse. 

O gengibre alivia a tosse pois possui propriedades anti-inflamatórias e supressoras da tosse que aliviam o incômodo e proporcionam a expectoração.Além disso, ele fortalece o sistema imunológico, fazendo com que a sua recuperação seja mais rápida. 

Você pode consumi-lo em forma de chá, pode adicioná-lo ao suco ou combinar com o mel, por exemplo. 

Publicidade

Alho

As propriedades antimicrobianas do alho auxiliam no combate às infecções virais e bacterianas, que são os causadores da tosse e do acúmulo de catarro. Por isso, você pode utilizá-lo como um expectorante natural para quebrar o  acúmulo de catarro das vias respiratórias.

Você pode incluir o alho nas comidas, pode preparar um chá ou até mesmo fazer gargarejo com o alimento e água quente. 

Hortelã

O hortelã é uma planta que pode proporcionar a remoção do catarro justamente porque possui o mentol, que ajuda, além da ação expectorante, ajuda no alívio de tosses e na congestão nasal, que são sintomas comuns de resfriados e gripes. 

Publicidade

Para utilizá-lo você pode preparar um chá de hortelã, ou adicioná-lo em sucos de frutas. 

Abacaxi e limão 

Essas frutas podem ser aliadas nas crises de tosse, justamente por serem anti-inflamatórios naturais, fortalecimento do sistema imunológico e suas ações antioxidantes. 

A bromelaína é uma enzima proteolítica presente no abacaxi, que possui uma propriedade expectorante contra a tosse. Por isso, prepare um copão de suco de abacaxi ou limão e acabe com esses sintomas chatos!

Publicidade

Tudo sobre: