Confira dicas para economizar no gás de cozinha

Realizar alguns ajustes no fogão e se atentar a detalhes podem fazer toda a diferença na economia do seu gás de cozinha.

Como descobrir se o gás está acabando. Confira truques simples!
Pixabay

Um dos itens essenciais da cozinha na maioria das famílias brasileiras é, sem dúvidas, o gás de cozinha, afinal é ele o responsável por manter a chama do seu fogão acesa para o preparo de receitas deliciosas. Apesar de primordial para a cozinha, economizar o gás é algo essencial nos dias de hoje, visto que o valor do item está cada vez mais elevado. 

Publicidade

O tempo de duração de um botijão varia muito conforme o uso, mas existem algumas práticas que você pode adicionar no seu dia a dia para ajudar a aumentar a vida útil do tem. Dessa forma, você economiza e consegue seguir com o orçamento mensal sem ter o imprevisto do gás acabar antes do esperado. 

Dito isso, o AnaMaria Receitas vai te dar algumas dicas para você economizar o gás de cozinha. Confira! 

Use as bocas do fogão corretamente

Nada de colocar uma panela pequena numa boca grande, isso será apenas um grande desperdício de gás de cozinha. Evite fazer isso constantemente, a menos que esteja com muita pressa. 

Correntes de ar devem ser evitadas

Mantenha as janelas mais próximas do seu fogão fechadas se existe muita corrente de ar dentro da sua cozinha. Isso porque o vento diminui a potência das chamas do fogão, exigindo mais tempo para que a panela atinja a temperatura ideal.

Publicidade

Tente manter seu fogão sempre limpo

A chama do seu fogão está alaranjada ou amarelada? Esse é um sinal que as bocas estão sujas ou com mau funcionamento. Quando isso acontece, o fogo perde a potência e gasta mais para cozinhar o alimento, aumentando o consumo do gás. Por isso, mantenha seu fogão sempre limpo, mas se os problemas persistirem, acione uma assistência técnica especializada. 

Planeje o preparo das refeições

Essa é uma dica perfeita para você que deseja praticidade e economia na correria da semana e deseja ter comida sempre pronta. Você pode planejar suas refeições da semana e preparar comidas em grandes porções e congelar o que você não for consumir no dia. Desse modo, você diminui o tempo de uso do seu fogão e economiza o gás de cozinha. 

Evite abrir o forno

Quando estamos preparando uma receita que vai no forno, muitas vezes pode ser difícil segurar a  ansiedade e ficamos abrindo o forno de tempos em tempos para conferir se o alimento já está pronto. No entanto, essa prática de abrir o forno constantemente faz com que o calor saia do eletrodoméstico e se perca. Dessa forma sua receita demora mais para ficar pronta, já que o forno demora mais para voltar à temperatura ideal e, assim, gasta mais gás.

Publicidade

Opte por cozinhar a vapor

Além de ser um método de cozimento mais saudável, você pode aproveitar o cozimento de um alimento que está na panela para colocar uma escorredeira metálica em cima e já cozinhar outros alimentos no vapor. Dessa forma, você usa uma boca só do seu fogão para cozinhar os alimentos, economizando gás.