
A lula é um fruto do mar muito bem apreciado na culinária do mundo inteiro. E assim como todo fruto do mar, essa especialidade divide opiniões: ou amam, ou a odeiam. Mas de qualquer forma, em clima de verão, a lula é sempre muito bem-vinda. E agora você pode prepará-la na sua casa.
Como não é um prato muito tradicional do Brasil, algumas pessoas não sabem nem por onde começar o preparo. Por isso, o AnaMaria Receitas organizou esse passo a passo para você saber todas as dicas para preparar a lula perfeita! Confira a seguir!
Enchendo o carrinho
Na hora de ir em busca da sua lula perfeita, escolha uma de pele branca brilhante, com muco transparente. Lembre-se de quanto menor a peça, mais macia a carne. Você precisará escolher entre as lulas frescas e as congeladas. O que faz a diferença é se você pretende comer esse prato em um ou dois dias, ou não. Se não, prefira a lula congelada mesmo.
Lula limpinha
Mesmo se você comprar uma lula aparentemente lavada, confira mais uma vez lavando por você mesmo. Com a mão mesmo, passe o dedo pela lula debaixo de água fria e seque rapidamente em seguida. Assim, você garante que o fruto do mar está limpo e sem qualquer sujeira residual.
Carne macia e saborosa
A maior preocupação das pessoas quando o assunto é lula é a maciez da carne. Isso porque quando preparada sem muito cuidado, a carne pode ficar borrachuda, o que não é muito agradável.
Então, para evitar que isso aconteça com o seu prato, use um martelinho para bater um pouco na lula e amaciar a carne. Se não tiver uma ferramenta dessas, uma colher grande pode fazer o mesmo trabalho.
Não é necessário usar muita força, afinal, a lula ainda tem uma carne bem delicada e não queremos que ela se desmanche durante o preparo.
Cortando a lula
Dependendo do preparo que você busca fazer, a lula será cortada de uma forma diferente. O mais popular são os anéis de lula, que permite diversos tipos de preparo. Para fazer os anéis, apenas corte a lula na transversal. Você determina a espessura do corte.
Fritar
O primeiro preparo é o mais clássico. Dependendo da receita, a sua lula precisa de uma camada crocante antes de entrar no óleo. Como dissemos, a carne é sensível, então cerca de 2 minutos no óleo bem quente já deixa a lula pronta.
Cozinhar
Para cozinhar a carne da lula, o tempo se torna seu melhor amigo. Mais tempo no calor significa uma carne mais macia e saborosa. O tempo mínimo para esse preparo é de 35 minutos.
Assar
Por último, mas não menos importante, as lulas também podem ser assadas. E assim como na fritura, o tempo deve ser contado. O processo não deve durar mais do que 5 minutos. Coloque as lulas em uma assadeira sem muita gordura e coloque no fogo baixo. Uma vez que um lado ficar mais dourado, vire o fruto do mar.
Agora que você já sabe o preparo por trás da receita, veja como fazer essa Lula recheada do AnaMaria Receitas!