As panelas são os utensílios mais importantes da sua cozinha e, por isso, elas devem ter alguns cuidados especiais para evitar qualquer tipo de dano. Aliás, quando uma panela estraga, além de dificultar o uso dela, há o risco de contaminação dos alimentos.
Para evitar qualquer problema, o AnaMaria Receitas fez esse guia de cuidados que você deve ter com suas panelas. Assim, elas duram muito mais tempo e seus alimentos são preparados com maior segurança.
Antes do primeiro uso
Algumas pessoas acham que isso vale apenas para panelas antiaderentes, mas, na verdade, as de ferro e alumínio também podem receber esse tratamento. Chamada de “cura com óleo”, consiste em, basicamente, banhar a superfície com óleo com o intuito de firmar o revestimento da sua panela.
Comece lavando a sua panela nova com delicadeza, usando o lado amarelo da esponjinha, além de detergente. Na sequência, adicione um pouco de óleo na panela e coloque no fogo por alguns minutinhos. Espere esfriar e lave novamente com a mesma parte macia da esponja.
Se quiser ser ainda mais cuidadoso, repita esse processo uma ou duas vezes ao ano. Assim, sua panela ficará ainda mais lisinha e antiaderente.
Durante o uso
As panelas de ferro devem ser aquecidas antes de qualquer preparo. Não precisa deixar muito tempo: 3 minutinhos no fogo alto já é o suficiente para evitar que os alimentos fiquem grudados.
Já com as panelas antiaderentes, tome cuidado com as altas temperaturas. Evite preparar alimentos que precisem de muito tempo no fogo e – preste atenção – jamais as coloque no forno. Se a sua panela ficar muito quente, a camada antiaderente pode ficar danificada, diminuindo suas propriedades e podendo, até mesmo, contaminar seus alimentos.
Fora isso, em qualquer tipo de panela, prefira o uso de utensílios de silicone, madeira ou nylon. Utilizar talheres comuns pode arranhar a sua panela e, assim, prejudicar o seu funcionamento.
Limpeza e conservação
Assim como a limpeza do primeiro uso, use apenas a parte macia da esponja para lavar suas panelas. Outra dica fundamental: nunca lave a panela quente. Mesmo se tiver algum alimento grudado, melhor deixar de molho com água e detergente. Prefira lavar algumas vezes do que partir para a esponja de aço.
Outra questão: panelas de ferro correm o risco de enferrujar. Para retirar a ferrugem, coloque a sua panela de molho com uma mistura de metade água e a outra metade vinagre. Deixe a submersa por algumas horas. Depois, retire e lave normalmente.
Não existem evidências que alimentos preparados nas panelas enferrujadas prejudiquem nossa saúde, contudo, a ferrugem pode degradar o seu utensílio. Para evitar ferrugens futuras, guarde sua panela sempre bem seca e faça a cura com óleo após retirar a ferrugem.
Para todas as panelas, guardá-las com pedaços de papel toalha entre elas pode ser muito positivo. Isso porque o uso dele evita a absorção de umidade e diminui a chance de riscar o fundo delas.