Dia nacional do café; Saiba mais sobre!

Café é um vício, um ritual e uma paixão brasileira e mundial. Saiba mais sobre o café e veja receitas deliciosas com o grão! Foto: Pixabay

A economia, a sociedade e o jeitinho brasileiros foram construídos a partir do cultivo e do consumo de café. Por mais que seja um grão indiano, desde 1700 o café se deu muito bem em solo brasileiro e há mais de 150 anos o Brasil é o maior produtor do grão do mundo!  E como somos grandes produtores, também somos grandes consumidores. De acordo com o Ministério da Agricultura (MAPA), o brasileiro consumiu, em 2021, cerca de 4,84 kg de café torrado. 

Publicidade

Ou seja, a nossa relação com o café está correndo pelas nossas veias. Por isso, nesse dia especial, o AnaMaria Receitas selecionou algumas informações interessantes sobre o café, seus benefícios e malefícios, além de receitas incrivelmente deliciosas para você experimentar aí na sua casa! Confira a seguir!

Café faz bem?

O grão e a bebida são ricos em polifenóis, uma substância antioxidante e anti-inflamatória. São milhares os tipos de polifenóis disponíveis na natureza e os benefícios que eles trazem para nós também são vários! 

A gente já sabe que os antioxidantes reduzem a quantidade de radicais livres no nosso corpo e, assim, previnem doenças cardiovasculares, câncer e outros problemas mais sérios. Mas além disso, um estudo feito pelo instituto de saúde pública da Universidade de Harvard, dos Estados Unidos, concluiu que o café (preto, puro) pode ajudar na redução de peso e no processo de emagrecimento. De acordo com a pesquisa, o consumo do café associado a uma dieta saudável e natural, consegue eliminar aproximadamente 4% de gordura do corpo. 

Fora isso, a cafeína é um estimulante que, além de nos manter acordados em dias longos, conseguem melhorar nosso raciocínio, memória e aprendizagem. Um estudo feito pelo The George Institute, da Universidade de Sydney, relacionou esse estado de alerta com a diminuição dos acidentes de trânsito: aqueles que consumiram cafeína antes de dirigir tiveram 63% menos chances de causar um acidente. 

Publicidade

O consumo de café também pode proteger a saúde do coração, diminuir as chances de diabetes, reduzir dores de cabeça e prevenir contra o mal de Alzheimer e Parkinson. 

Café preto tem seus benefícios/ Foto: Pixabay

Café faz mal?

De acordo com os estudos citados acima, o café causa mais bem do que mal, dependendo da dose ingerida. Sendo assim, quando passamos do limite, azia, incômodos no estômago, diarreia, ansiedade, arritmia, principalmente para quem já sofre com alguma comorbidade gastrointestinal ou cardiovascular. 

Além disso, tomar mais café do que o recomendado (em média 4 xícaras pequenas) pode aumentar 53% as chances de derrame ou demência, segundo a University of South Australia. 

Publicidade

Outro ponto importante é evitar tomar café perto do anoitecer. O efeito da cafeína pode durar de 3 a 5 horas, e para metabolismos mais baixos, o efeito só acaba depois da 10ª hora. Ou seja, quando tomamos café perto do anoitecer, interrompemos o ciclo de “cansaço” natural do nosso corpo, o que pode causar dificuldades no sono. 

Então, para garantir que você desfrute dos benefícios que o café pode te dar, é importante maneirar na quantidade e prestar atenção no horário do consumo. Outro ponto importante é evitar misturar muitas coisas ao seu café. Claro que leite, açúcar e outros ingredientes podem turbinar sua bebida de uma maneira deliciosa! Mas priorize o café preto sem açúcar no dia a dia. 

Outras curiosidades

Curiosidades sobre o café/ Foto: Pixabay

Lembra de quando você era pequeno e queria provar café, mas ninguém deixava? Acontece que criança pode sim tomar café. A partir dos 2 anos de idade, podem tomar até meia xícara de café. Elas provavelmente não vão gostar, mas não há motivos para dizer “não”. 

Publicidade

O cheiro do café pode promover benefícios emocionais para nós. Apenas em sentir o cheiro da bebida, nosso cérebro pode promover uma sensação de tranquilidade, atenção, relaxamento e boas memórias. 

Outra curiosidade interessante é de que café não vicia. Bom, não como outras drogas que de fato causam dependência química no cérebro. Isso é verdade, basicamente porque a cafeína presente na bebida não é isolada, então o seu consumo exagerado não causa dependência alguma. 

No entanto, algumas pessoas desenvolvem uma abstinência psicológica do café. Ou seja, o que realmente ficaram “viciadas” foi no hábito de tomar uma xícara do combustível ao amanhecer ou depois do almoço. Os efeitos podem ser físicos como sonolência, dor de cabeça e mau-humor. Mas depois de alguns dias eles devem passar e tudo volta ao normal.  

Publicidade

Receitas com café!

E agora chegou a hora de você se aventurar com essa bebida deliciosa. Algumas opções saborosas são cheias de açúcar, mas você pode fazer sem ou então apenas se deliciar com moderação. 

Clique aqui para ver a lista completa e saboreie esse grão tão especial!

Tudo sobre: