Dicas de segurança para evitar acidentes na cozinha

Apesar de cozinhar ser uma atividade incrível, pode ser perigoso se não tomarmos cuidado. Veja as dicas do AnaMaria Receitas para evitar acidentes na cozinha de casa!

Como evitar acidentes na cozinha
Pixabay

Quando éramos crianças, a cozinha parecia um lugar bem limitado. Afinal, facas, fogão e forno eram itens proibidos. Conforme crescemos, porém, vamos descobrindo diversas formas de utilizá-las. Só que, mesmo para adultos, todo cuidado é pouco quando se trata de acidentes na cozinha.

Publicidade

O fato de termos altura e uma melhor coordenação motora ajuda, mas acidentes acontecem nas melhores famílias. A boa notícia que é muitos deles são completamente evitáveis – e vamos te dar algumas dicas aqui no AnaMaria Receitas. E elas valem tanto para os mestre cucas iniciantes quanto para quem já é fera na cozinha. Confira!

Tenha atenção

Essa dica parece óbvia, mas vale a pena ressaltar. É muito comum dividirmos a atenção enquanto cozinhamos, ainda mais quando o preparo de alguma comida é muito lento e monótono – como o caso do macarrão, que precisa ficar 10 minutos mergulhado. 

No entanto, só porque estamos entediados não significa que podemos ser multitarefas. Mantenha sempre um olho bem aberto durante o preparo da refeição, por mais chato que seja. Assim, você também tira um tempo para aquietar a agitação dentro da cabeça e começa a relaxar. Todo mundo sai ganhando!

Facas afiadas

As ferramentas inalcançáveis para as crianças são as mais utilizadas pelos adultos. No entanto, mesmo os mais responsáveis ainda podem se machucar com esse utensílio. 

Publicidade

Para isso, evite facas cegas, que exijam mais esforço para cortar, e sempre tome cuidado na direção que ela está cortando. Tire seus dedinhos preciosos da reta, afinal, ninguém quer pernoitar no hospital, não é mesmo?

Fritando com cuidado

Além dos boletos da casa, o óleo quente ainda é um dos maiores medos dos adultos modernos – não é à toa que criamos a AirFryer. Só quem teve algum acidente com óleo fervendo sabe o perigo que isso é. Assim, nunca jogue os ingredientes de forma descuidada na panela, pois ele pode espirrar e machucar de verdade. 

Em vez disso, use uma escumadeira de metal (as de silicone ou plástico podem derreter) para colocar os alimentos com cuidado- e sempre deixe a panela do óleo quente na boca de trás do fogão para evitar levar qualquer espirro. 

Publicidade

Se quiser ver como fritar sem espirrar óleo ou como fazer o descarte correto do óleo usado, acesse o AnaMaria Receitas!

Acidentes com a panela de pressão

Assim como o óleo quente, a panela de pressão também vai para a lista dos maiores medos culinários. Isso porque, se ela não for usada da maneira correta, o estrago pode ser bem grande. Afinal, como trabalha com pressão, algum desequilíbrio incomum pode fazer com que essa panela exploda.

Para que isso não aconteça, nunca abra a panela antes de tirar toda a pressão – em hipótese alguma. Fora isso, mantenha ela e, principalmente o pino, sempre limpinhos. Isso evita qualquer entupimento e, consequentemente, acidentes sérios. 

Publicidade
Panela de pressão
Panela de pressão/ Foto: Pixabay

Queimaduras

Se tem um item que separa meninos de donos de casa é ter uma luva térmica. Afinal, ninguém quer queimar a mão quando pega algo quente do forno, fogão ou, até mesmo, micro-ondas. 

No geral, a chance desse tipo de acidente é bem pequena. Contudo, não é nem um pouco agradável viver uma ou duas semanas inteiras com um ponto sensível na mão, né? Então, mesmo que o pano de prato seja um possível substituto, as luvas garantem proteção total da pele!

O que pode ir ao micro-ondas?

Isso aqui é o essencial de toda cozinha! Por mais que o micro-ondas seja um eletrodoméstico prático, se não tivermos cuidados, ele pode ser bem perigoso. Jamais coloque itens de metal e alumínio no aparelho, mesmo desligado. Prefira utensílios de cerâmica, pois até alguns plásticos podem ser danificados. 

Publicidade

Segurança para as crianças!

Se o seu filhote é curioso, cozinhar pode ser uma atividade bem interessante para ele. No entanto, sempre mantenha a atenção nos pequenos. A dica básica é deixar tudo de perigoso bem longe do alcance deles. E, quando quiser fazer uma receita bem ao estilo pais e filhos, opte por preparos mais simples e que não envolvam fogo ou utensílios cortantes.