Escolhas sustentáveis para a sua cozinha!

Pequenas mudanças sustentáveis fazem grandes diferenças. Comece transformando sua cozinha comum em uma cozinha ecológica!

Cozinha sustentável
Pixabay

Os seres humanos são os responsáveis pela degradação do meio ambiente graças ao uso exagerado e tóxico de recursos naturais. Portanto, os mesmos seres humanos devem agir para que as próximas gerações tenham acesso ao mundo que conhecemos hoje e talvez até melhor. Nesse propósito, nasce a ideia de atos sustentáveis. 

Publicidade

Cada pequena mudança que fazemos na nossa vida, pode ter um impacto enorme no futuro do meio ambiente, positivo ou negativo. Seja reciclando, usando transporte público ou até adotando o vegetarianismo, todo mundo pode mudar o mundo. 

O AnaMaria Receitas mudou um pouquinho o cronograma comum para te ajudar com algumas dicas de sustentabilidade que você pode adotar na sua cozinha. Leia a matéria completa e reflita sobre o nosso impacto na preservação do planeta Terra. 

Produtos de limpeza

Infelizmente os produtos de limpeza podem contaminar os rios e a terra quando são descartados no ralo. Por isso, opte por usar produtos de limpeza ecológicos – desde a embalagem até a composição. Outra opção é usar receitinhas caseiras de limpeza. O AnaMaria Receitas tem várias dicas para uma faxina rápida usando alguns produtos que já temos em casa. 

Alimentos orgânicos

Os alimentos orgânicos são muito bons por dois motivos. Primeiro que são bem melhores para a sua saúde, uma vez que não estão contaminados com agrotóxicos e outros adubos químicos. Segundo que esses produtos geralmente são feitos por fazenda menores, que usam menos água, produz menos lixo e, no geral, são mais sustentáveis também. 

Publicidade

Uma forma prática para colocar isso em prática é substituir o supermercado pela feira de rua. Além de ajudar os negócios menores, você potencializa uma agroeconomia mais sustentável. 

Para onde vai o seu lixo?

Você sabe para onde vai o seu lixo? Apenas 4% dos lixos recicláveis brasileiros realmente chegam nos processos de reciclagem. Um número muito baixo comparado com outros países. Além da falta de acesso à coleta seletiva, outra grande causa para esse número tão baixo é a falta de conscientização da população sobre o assunto. 

Saiba que a reciclagem diminui consideravelmente a quantidade de lixo depositado incorretamente, assim, reduz a poluição da terra e dos rios, protegendo a biodiversidade do nosso país e diminuindo a pegada de carbono – o que atrasa o aquecimento global. 

Publicidade

Por isso, pense em colocar pelo menos duas lixeiras diferentes: uma para os orgânicos e outra para os recicláveis. Enxágue as embalagens antes de reciclá-las e, se o seu condomínio ou bairro não tiverem pontos de coleta seletiva, encontre um ponto perto da sua casa e jogue o lixo lá. Pode parecer um grande trabalho, mas faz uma diferença maior ainda. 

Composteira em casa

O AnaMaria Receitas já te ensinou a fazer uma horta em casa. E quem ama esse processo de jardinagem sabe que o adubo é uma grande parte desse mundo. Por mais que você possa comprar adubo no mercado, uma pegada mais sustentável seria fazê-lo na sua casa usando a compostagem feita a partir de restos de alimentos e folhagem. 

Coleta seletiva é muito importante
Coleta seletiva é muito importante/ Foto: Pixabay

Atenção com o gasto de energia

Geladeira, micro-ondas, ar condicionado e até os eletrodomésticos que ficam na tomada mesmo desligados contribuem para um gasto desnecessário de energia na sua cozinha. 

Publicidade

Para diminuir o uso de energia e tornar a sua cozinha ainda mais sustentável, retire os eletrodomésticos da tomada quando estiverem fora de uso. Isso também pode reduzir cerca de 5% da sua conta de luz! 

Além disso, tente desligar as luzes quando não estiver no cômodo e se atente a sua geladeira, ela também usa bastante energia. Use o modo férias quando não estiver em casa e evite ficar abrindo a porta sem necessidade, pois isso faz com que ela trabalhe ainda mais para manter a temperatura correta. 

Reduza o uso de plástico

Sabe aquele plástico que usamos para embalar frutas e tampar potes? A gente chama ele de plástico filme ou filme PVC e, por mais que ele seja reciclável, é um lixo desnecessário para a sua cozinha. 

Publicidade

Assim como as sacolas plásticas de supermercado, essas embalagens descartáveis são 100% substituíveis por produtos reutilizáveis. Opte por ecobags para fazer suas compras do mercado. E quando for embalar alguns alimentos ou potes em casa, use panos de algodão ou compre algumas embalagens de silicone. Isso já ajuda bastante, mas o importante é sempre pensar em uma alternativa sustentável para substituir o plástico descartável.