Esterilizando potes de vidro

Antes de reutilizar seus potes de vidro, é necessário fazer a higienização correta. Aprenda a esterilizar seus potes de vidro com o AnaMaria Receitas! Foto: Pixabay

Potes de vidro

Reutilizar potes de vidro pode ser uma ótima estratégia na cozinha. Além de durarem muito, eles são muito práticos e vale muito mais a pena reutilizar potes de picles, geléias ou azeitonas do que comprar vidros novos. 

Publicidade

Além disso, eles podem ser usados para diversas coisas. Com eles, você pode guardar receitas caseiras de compota, caponata, picles e geléias, armazenar temperos, usar para preparos de drinks ou até mesmo como recipiente para vender ou presentear receitas. São múltiplas possibilidades e os potes de vidro fazem tudo ser ainda mais prático. 

No entanto, antes de reutilizá-los, é necessário realizar uma higienização correta. Isso diminui as chances de contaminação da comida e evita a proliferação de fungos e bactérias que reduzem a durabilidade do pote. Então, para te ajudar a fazer uma boa limpeza, o AnaMaria Receitas te ensina algumas formas de esterilizar seus potes de vidro sem estresse!

O bom e velho detergente

O detergente é aquele produto que quando se trata de louça, não tem erro. Sendo assim, comece lavando seus vidros com ele e retire o excesso de gordura do pote. Tome cuidado para que não fique nenhum resíduo de sabão nos recipientes, pois isso também pode contaminar a comida. 

No entanto, algumas vezes apenas a lavagem do detergente não é suficiente e,ainda mais se seus vidros forem usados por outras pessoas, é importante ter certeza de que não há nenhuma sujeira residual nos potes de vidro. Para isso, precisamos higienizar com água quente e o AnaMaria Receitas te mostra 3 maneiras de fazer isso. 

Publicidade

Água quente no fogão

A primeira delas você precisará de água mineral quente e uma panela que comporte os seus potes de vidro. Encha a panela até a metade com a água e deixe em fogo alto. Coloque seus potes sem tampa com a boca virada para baixo. Depois que a água ferver, espere 15 minutos e desligue o fogo. 

Feito isso, com o auxílio de luvas de cozinha ou até mesmo pinças de cozinha, retire os potes com cuidado e deixe-os secar em temperatura ambiente. Não coloque na água fria em seguida – o choque térmico pode estourar o vidro!

Potes de vidro no forno

Para esse método você precisará apenas de uma assadeira e, claro, um forno. Deixe os potes secarem depois da lavagem, disponha-os de boca para cima na assadeira e coloque-a no forno a 140ºC por cerca de 15 minutos. 

Publicidade

Dado esse tempo, desligue o fogo e deixe os potes esfriar em temperatura ambiente. Uma vez frios, é só guardar ou utilizar novamente!

Esterilize no micro-ondas 

Esse com certeza é o método mais rápido e prático, então, se você estiver com pressa, aposte no seu micro-ondas. O processo consiste em colocar mais ou menos um dedo de água no pote e colocar no micro-ondas por 5 minutos. 

Feito isso, retire o vidro com cuidado e remova o excesso de água. Deixe secar em temperatura ambiente e prontinho, seus potes de vidros estarão devidamente higienizados!

Publicidade

Colocando os potes para jogo

Agora que você já tem potes limpíssimos, que tal aprender algumas receitas para colocá-los para jogo?

Como fazer picles caseiro?

Publicidade

Geleia de micro-ondas

Receita de caponata

Compota de Figo

Batata em conserva de alecrim

 

 

 

 

Tudo sobre: