Lasanha de cogumelos: inove com muito sabor!

Lasanha é um dos pratos mais adorados do mundo, mas poucas pessoas sabem que existem diversos sabores de lasanha. Veja essa lasanha de cogumelos com o AnaMaria Receitas!

Lasanha de cogumelos

A lasanha é um dos pratos europeus mais tradicionais. Há um entendimento geral de que a lasanha nasceu em torno do século XVI, no entanto, os italianos e ingleses brigam pela receita original. Acontece que, por mais que haja provas de que o prato mais próximo da lasanha de hoje tenha sido criado em Nápoles, na Itália, a corte do Rei Ricardo II aparentemente já comia algo minimamente parecido da nossa massa em camadas. 

Publicidade

Independente da origem, hoje o prato vai muito além do seu preparo tradicional. Nós brasileiros gostamos de colocar o molho bolonhesa e intercalar as camadas com presunto e queijo. No entanto, essa é apenas uma das versões de recheios e, acredite, são muitas opções. 

Tantas que o AnaMaria Receitas trouxe essa lasanha vegetariana de cogumelos para você experimentar! São poucos ingredientes e o modo de preparo é bem simples. Confira a seguir a receita na íntegra!

Receita de lasanha de cogumelos

Ingredientes

2 xícaras (chá) de caldo de legumes

Publicidade

3 xícaras (chá) de cogumelos picados (funghi, paris e shimeji)

2 colheres (sopa) de manteiga

4 xícaras (chá) de creme de leite fresco

Publicidade

Sal e pimenta a gosto

600 g de massa de lasanha fresca

Queijo ralado a gosto

Publicidade

Modo de preparo

Ferva o caldo de legumes. Quebre o funghi, remova as impurezas e cubra com o caldo quente. Deixe por 5 minutos.

À parte, derreta metade da manteiga e junte o creme de leite. Aqueça em fogo baixo. Tempere com o sal e a pimenta. Mexa e retire do fogo para não ferver.

Publicidade

Coe o caldo de legumes e reserve o funghi. Leve o caldo coado ao fogo e ferva até reduzi-lo à metade. Ponha o funghi no creme de leite e cozinhe. Junte o caldo e mantenha em fogo baixo.

À parte, refogue os outros cogumelos na manteiga restante e adicione-os ao creme com o funghi. Monte a lasanha, alternando camadas de massa, de molho e de queijo ralado. Cubra com papel-alumínio, asse por 15 minutos e sirva.