Uma das práticas mais conhecidas quando vamos cozinhar é lavar a carne, frango ou peixe antes do preparo, afinal, quem nunca ouviu esse conselho de alguém mais velho que explicava tal ato afirmando que todas as bactérias e sujeiras seriam eliminadas ao “passar uma aguinha”.
Por mais que esse hábito tenha passado de geração para geração, saiba que ao fazer isso você pode estar cometendo um grande erro e ao invés de higienizar o alimento, você pode contaminá-lo ainda mais. Caso você nunca tenha pensado nisso, é importante revisar alguns hábitos e tomar algumas precauções para que intoxicações alimentares não aconteçam. Por isso, o AnaMaria Receitas vai te explicar abaixo tudo que você precisa saber antes de lavar suas carnes.
Lavar ou não a carne antes de prepará-la?
Se você possui o hábito de lavar a carne em água corrente, saiba que está cometendo um erro. Isso porque apenas a água corrente não é capaz de remover as bactérias, e pior, pode ajudar na proliferação desses organismos causadores de doenças.
Segundo a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), não é necessário lavar as carnes antes de cozinhar, e isso pode ser explicado com o simples fato de que as bactérias se proliferam quando entram em contato com a água e as proteínas Por isso, quando lavamos uma peça de carne, não estamos removendo as bactérias, mas sim contribuindo para que elas se espalhem mais ainda.
Outro ponto é que a água de torneira da maioria das cidades é tratada com cloro. Ao passar a carne nessa água, você ainda estaria adicionando mais um possível contaminante à proteína.
Isso vale apenas para a carne bovina?
Não, essa regra serve para todos os tipos de carne, ou seja, não é indicado lavar a carne de frango, carne de porco e os peixes, ao fazer isso você não vai retirar a sujeira e bactérias, apenas estará contribuindo para a proliferação e infecção com esses organismos no ambiente.
Então, qual a forma correta de higienizar a carne?
Não é preciso higienizar a carne, seja ela bovina, suína, de frango ou de peixe, com água ou com qualquer outro produto. As únicas coisas que você deve higienizar são as tábuas, facas e utensílios que entrarão em contato direto com as carnes cruas e evitar contato com outros alimentos que não serão levados ao fogo.
Ou seja, a única maneira possível de acabar com esses organismos causadores de doenças é cozinhando. Isso mesmo! Quase nenhuma bactéria resiste ao calor intenso causado quando cozinhamos o alimento.
O mais importante, além de cozinhar bem suas carnes, é prestar atenção no armazenamento da carne e conhecer a procedência do produto que você comprou. Dê sempre preferências a compras em açougues e mercados de confiança!