O que fazer com o óleo de cozinha usado?

Você sabe quais são os impactos que o óleo de cozinha pode causar no meio ambiente? O AnaMaria Receitas te mostra tudo e ainda te conta como evitá-los. Foto: Pixabay

Como descartar o óleo de cozinha

Quem cresceu numa casa que sempre tinha algo fritando já sabe: o óleo de cozinha não vai na pia. Mas para quem não sabe muito bem o que fazer com o óleo depois de usá-lo, o AnaMaria Receitas veio com dicas incríveis e sustentáveis para você! 

Publicidade

Por que não podemos jogar o óleo de cozinha no ralo da pia? 

O óleo que usamos na cozinha é altamente poluente. E, por isso, quando o descartamos em lugares incorretos, dois cenários podem acontecer: ou o produto chega na terra, ou chega no mar. 

Na primeira possibilidade o óleo torna a terra impermeável, ou seja, ela cria uma película que dificulta a entrada de água e nutrientes. Na outra eventualidade, como o óleo é menos denso do que a água, ao entrar em contato com rios e mares ele cria uma barreira na superfície que impede a entrada de luz solar e oxigênio. 

Além disso, o óleo pode ser extremamente prejudicial para o encanamento da nossa casa. Quando ele esfria, a gordura enrijece e cria uma crosta nos canos. Isso pode levar a entupimentos horripilantes. Dessa forma, o AnaMaria Receitas te conta a melhor forma de não destruir o meio ambiente, nem sua cozinha, apenas para fritar seu bolinho de chuva!

Como fazer o descarte correto do óleo de cozinha? 

Primeiro, deixe o óleo esfriar um pouco, não queremos acidentes, né? Quando ele estiver mais frio, coloque o líquido em uma garrafa PET. Tire o restante da panela com um papel toalha. Você só vai tirar com água e detergente a gordura residual. 

Publicidade

Panela limpa? Então agora bora colocar essa garrafinha de veneno no lixo! Mas antes, embale-a com uma sacolinha plástica para ter certeza de que não haverá vazamentos. 

Pontos de reciclagem 

Sim, podemos jogar no lixo. Mas existem alguns lugares pelo Brasil que reciclam o óleo de cozinha descartado. Ele pode ser usado para a fabricação de velas, sabonetes, biodiesel, tintas e outros diversos produtos. E para que toda essa produção também seja sustentável, eles recebem o óleo usado nas casas e restaurantes como matéria prima. 

Pesquise os pontos de coleta da sua região e leve a sua garrafa PET embalada para lá. Dessa forma, seus canos e o meio ambiente agradecem!

Publicidade

Tudo sobre: