
Omeletes, bolos, cozido, frito, mexido… São milhares as opções de receitas com ovos. Por ser barato, versátil e saboroso, o ovo faz parte da rotina diária da maioria dos brasileiros. Seja no café da manhã, almoço, jantar ou até mesmo em sobremesas, o ovo provavelmente faz parte de suas refeições.
No entanto, ele é um alimento bem sensível e estraga com uma facilidade e, cá entre nós, não tem nada pior do que cheiro de ovo podre. Por isso, para você não precisar mais sofrer com esse mal, o AnaMaria Receitas separou algumas dicas de armazenamento e preparo do ovo. Venha conferir a seguir!
Lugar de ovo é na geladeira?
Sim! Em temperatura ambiente e ainda mais em dias quentes, o ovo fica sujeito ao apodrecimento e a maneira de atrasar isso é levando-o à geladeira. No entanto, mesmo na geladeira o ovo pode ficar suscetível ao apodrecimento. Por estar em constante mudança de temperatura, a porta da geladeira é um lugar perigoso para guardar os ovos e aumenta a chance de proliferação de bactérias. Portanto, o recomendado é posicioná-los nas prateleiras da geladeira.
Lavar os ovos é bom?
Esse é um mito muito comum da cozinha brasileira e muitos acreditam que lavar os ovos antes de guardá-los na geladeira é o melhor método para diminuir a proliferação de bactérias. Porém, o que muitos não sabem é que a lavagem pode ser agressiva à proteção natural do ovo e o resultado pode ser o oposto. Então, se ainda quiser higienizar os ovos antes de utilizá-los, opte por um papel toalha molhado e faça isso apenas antes do preparo. Dessa forma, seu ovo estará limpinho e bem protegido contra possíveis bactérias.
Tire das embalagens
As pessoas que se preocupam com a limpeza do ovo já devem ter pensado nisso, mas é importante manter seus ovos fora da embalagem original. Essa dica se deve ao fato que várias pessoas encostam nas caixas de ovo no supermercado ou na feira e isso aumenta a chance de bactérias passarem tanto para os ovos quanto para o resto da sua geladeira. Portanto, uma dica é utilizar as forminhas de acrílico da própria geladeira, mas lembre-se de mantê-las limpas também!
Gema mole ou gema dura?

Outro cuidado que se deve ter é com a contaminação de doenças como a salmonela. Infelizmente, por mais saborosas sejam, a gema mole é a porta de entrada para essa intoxicação e cozinhá-la um pouco mais é a forma mais simples de prevenir essa doença. Por isso, o recomendado é preparar os ovos cozidos, fritos ou mexidos por 12 minutos no mínimo.
Como saber se o ovo está podre sem quebrá-lo?
Para evitar o cheiro desagradável de ovo podre, veja essas dicas que o AnaMaria Receitas deixou para você:
1. Flash do celular.
Essa dica é simples e você precisará apenas de um ovo e seu celular. Comece ligando a lanterna do seu dispositivo e coloque o ovo contra ela. Se a luz iluminar a casca do ovo integralmente, ele está bom para o consumo. Se não, já descarte o ovo sem precisar contaminar sua casa com o cheiro ruim.
2. Copo de água
Outra dica facinha é essa que precisa apenas de um ovo e um copo d’água. Coloque o ovo dentro do copo com água e veja se ele boia. Se boiar, jogue fora!
Enfim, é sempre importante tomar cuidado com todos os alimentos que consumimos e com o ovo não é diferente. Fique atento às embalagens, afinal, são nelas onde estão as formas de armazenamento e a validade de cada marca. Mesmo assim, o tempo indicado para o consumo de uma caixa de ovos é de 10 dias, depois disso é bom ficar alerta!