Também conhecidos como huramaki, o rolinho primavera é um prato bem tradicional das culinárias chinesa e vietnamita. Essa espécie de pastelzinho conquistou o coração – e estômago – dos japoneses e teve um longo caminho até o Brasil. O prato recebeu esse nome por ser muito famoso no Ano Novo Chinês, celebração que marca a chegada da primavera e a época da colheita.
Por isso o rolinho primavera leva no recheio original os legumes e vegetais que foram colhidos durante essa época. Posteriormente, criaram versões diversas de carne, frango e até mesmo de chocolate. O AnaMaria Receitas trouxe essa receita bem simples e deliciosa de Rolinho Primavera, para você abrir o cardápio para novos sabores. Confira o passo a passo completo na sequência!
Receita de Rolinho Primavera
Um pastelzinho cheio de sabor e história! Veja como é fácil prepará-lo em casa!
Massa
- 2 xícaras de Farinha de trigo
- 1 colher (sopa) de Óleo
- 1 colher (chá) de Sal
- 1 e 3/4 xícara de Água
Recheio
- 3 colheres (sopa) de Óleo
- 300 g de Carne suína cortada em tirinhas
- 1 Cenoura pequena cortada em tiras
- 2 colheres (sobremesa) de Broto de feijão
- 3 colheres (sopa) de Cebolinha picada
- 1 colher (chá) de Gengibre picado
- 1 colher (sopa) de Saquê
- 1 colher (sopa) de Molho de soja
- 1 colher (sopa) de Maisena
Modo de preparo:
Comece preparando a massa. Para isso, misture bem a farinha, o óleo, o sal e a água em uma tigela, até formar uma massa líquida e lisa. Cubra com filme plástico e leve à geladeira por no mínimo três horas.
Aqueça uma frigideira pequena e antiaderente. Coloque uma porção de massa, espalhando rapidamente para que fique bem fina e doure só de um lado. Repita a operação até terminar a massa. Reserve.
Para o recheio, aqueça o óleo, frite as tirinhas de carne em uma panela. Junte a cenoura, o broto de feijão, a cebolinha, o gengibre, o shoyu, o saquê e a maisena previamente dissolvida em um pouco de água. Cozinhe por três minutos, desligue o fogo e deixe esfriar.
Chegou o momento de montar seu rolinho primavera. O preparo é simples: no centro do disco de massa, coloque uma porção de recheio frio. Dobre como um embrulho e feche, pincelando as laterais com a mistura de água e farinha de trigo. Sirva com molho agridoce.