Proteínas vegetarianas: veja as comidas proteicas sem carne!

Existem muitos alimentos que são fontes de proteínas, mas não são carne. Venha conferir quais são aqui no AnaMaria Receitas!

Receitinhas para o dia das leguminosas

Para quem achou que apenas carnes, ovos, leite e derivados são as únicas fontes de proteína está muito enganado! Existem diversos alimentos de origem vegetal que são ricos em proteínas e nutrientes que o nosso corpo precisa para funcionar corretamente. Afinal, a proteína não pode deixar de estar presente em nossa alimentação, pois, ela é necessária para o nosso organismo produzir músculos, hormônios, tecidos, pele e cabelo. 

Publicidade

Para você que deseja iniciar uma dieta vegetariana ou vegana, mas não sabe como realizar as trocas de proteínas, ou para você que deseja apenas diminuir o consumo de carne, o AnaMaria Receitas vai até apresentar quais são esses alimentos ricos em proteínas para você adicionar na sua alimentação sem preocupações e se alimentar corretamente! Venha conhecer quais são! 

1 – Grão-de-bico

O alimento é uma leguminosa muito conhecida pelo seu preparo fácil e versatilidade, podendo ser usado em diversos pratos como sopas, saladas, patês e o clássico da culinária árabe, o homus. Além disso, o grão-de-bico é um excelente aliado para quem deseja abandonar o consumo de carne, pois o grão entrega quase todas as proteínas, fibras e nutrientes que uma refeição completa precisa ter. Impressionante, não? 

2 – Soja

Quem nunca ouviu falar na “carne de soja”? Esse é um alimento muito famoso na dieta vegana, já que ajuda na substituição da carne. Por ser bem versátil, é possível preparar alimentos como nuggets, carne moída de soja e muito mais apenas com a soja. Para quem não sabe, esse alimento é extremamente protéico: uma xícara de chá do grão equivale a um peito de frango pequeno. Que tal preparar essas almôndegas de soja deliciosas para o seu jantar? 

3 – Cogumelos

Existem variedades de cogumelos que podemos comprar como uma fonte de proteína como, shitake, shimeji, funghi e outros. Em apenas 100 gramas de cogumelo, encontramos a mesma quantidade de proteínas que um pedaço de 100 gramas de carne vermelha. Portanto, invista nos cogumelos! 

Publicidade

4 – Espinafre

Não é à toa que o Popeye é um personagem animado tão forte! Esse vegetal é rico em ferro, cálcio e fósforo, além de ter uma boa quantidade de proteína, a cada 100 gramas, 7 gramas são proteínas, portanto, um ótimo aliado para quem opta por uma dieta sem carne! 

5 – Lentilha 

A lentilha não traz apenas sorte na virada de ano, ela é uma fonte importante de proteína, fibras e minerais. Além disso, reforça a saciedade, combate a anemia, fortalece os ossos, controla níveis de açúcar no sangue e é muito versátil, podendo ser combinada com arroz, legumes, grãos, cogumelos e especiarias.

6 – Amêndoa 

Podendo ser consumida em forma de óleo, pastas, leite ou em grãos, as amêndoas são ricas em gorduras, carboidratos, proteínas e fibras. Que tal adicionar esse alimento a sua rotina? 

Publicidade

7 – Tofu

Muito consumido na alimentação asiática e bem parecido com o queijo branco, o tofu é um alimento de origem vegetal e muito saudável! A cada 100 gramas de tofu, 10 são proteínas e possui baixas calorias também. Tudo de bom, né? 

 

Publicidade

Tudo sobre: