Quais são os temperos essenciais para a cozinha?

Gosta de cozinhar, mas usa apenas sal e pimenta? Veja quais temperos usar para turbinar seus pratos! Foto: Pixabay

A culinária tem vários truques que vamos aprendendo com a prática. Seja na temperatura certa da manteiga para um bolo ou no pré-aquecimento do forno para uma torta, toda receita tem seus truques. Entre eles, os temperos usados nos pratos são outra arte que começamos a dominar conforme iniciamos na cozinha. 

Publicidade

No entanto, assim como várias outras técnicas, temperar uma receita pode ser uma habilidade traiçoeira, afinal, há um equilíbrio ideal para que seu prato não fique temperado demais, nem de menos. Sem contar que ficar apenas no sal e pimenta, às vezes, pode ser bem sem graça. 

Por isso, o AnaMaria Receitas te ensina algumas técnicas de tempero e te mostra quais os temperinhos essenciais para se ter na cozinha! Chega de comida sem sal!

Como saber qual tempero usar?

O AnaMaria Receitas já te ensinou os temperos certos para cada carne. Isso já facilita bastante, mas é interessante ousar mais na cozinha e preparar pratos com temperos diferentes. 

A primeira dica é: experimente. Compre e prepare um prato fácil e rápido com novos temperos que você não costuma usar. Assim seu paladar já vai identificar com o que cada temperinho combina ou não. 

Publicidade

A segunda dica é focar nos que são mais versáteis. Não adianta comprar todos os temperos do mundo se você não for usá-los. Então, mesmo que eles demorem para estragar, prefira optar por aqueles que você gosta e combinam com mais de um prato. 

Alguns temperos diferentes para se ter na cozinha

Observação: sal, pimenta, alho e cebola já são obrigatórios. Se você não os utiliza, está na hora de cozinhar mais! 

Cúrcuma: 

Publicidade

Também conhecida como açafrão da terra, a cúrcuma é uma planta de raízes com uma cor de laranja bem forte. Esse tempero conta com o efeito antioxidante e pode ser usado como cosmético anti-acne por ser antibactericida também. Já a cúrcuma em pó pode ser utilizada para temperar sopas, legumes e carnes, mas você pode experimentá-la na preparação do arroz. 

Colorau (Urucum): 

O colorau, antes de se tornar temperinho de cozinha, era usado pelos grupos indígenas como tinta para as pinturas corporais. Depois de algum tempo ele foi incorporado como um tempero suave e adocicado de carnes, frangos, peixes e sopas, além de ser um ótimo corante natural. 

Publicidade
Temperinhos especiais/ Foto: Pixabay

Cominho: 

É um tempero muito comum em alguns países da África como o  Egito, na Ásia e no Oriente Médio. Como ele tem um sabor forte, o aconselhado é usar apenas uma quantidade bem pequena na ponta da faca. Use durante a cocção de carnes e frangos. 

Alecrim: 

Publicidade

O alecrim (o verde mesmo, não o dourado), é uma planta aromática, perfeito para dar um sabor diferente aos seus pratos. Diferente dos outros temperinhos, ele pode ser servido junto com a comida e completar na apresentação visual do prato. Desde batata frita, até tortas e carne vermelha, o alecrim é uma boa pedida. 

Cebolinha: 

Muito conhecida e utilizada na culinária Asiática, a cebolinha é um temperinho muito simples de fazer. É importante utilizá-la fresca para que seus benefícios sejam aproveitados. O sabor dela pode se tornar forte, tudo depende da quantidade de cebolinha adicionado a receita. Esse tempero combina bem com risotos, saladas, refogados, carnes, frangos, patês, sopas e outros diversos pratos diferentes. 

Cebolinha/ Foto: Pixabay

Louro: 

Por mais que ele seja uma folha, o seu consumo não é direto. Ele dá sabor e aroma para caldos, molhos e sopas, mas geralmente é retirado antes de servir. Seu uso mais comum é no feijão. 

Manjericão: 

Essa folha aromática é muito famosa por sua participação na pizza de marguerita. Mas além disso, a folha pode ser usada em macarronadas, molhos, caldos, sopas, saladas, tortas, ao lado de queijos e às vezes em bebidas. 

Páprica: 

A páprica é um tempero laranjinha muitas vezes confundido com o colorau. Porém, diferente dele, sua adição na receita deve ser feita depois do processo de cocção, uma vez que depois de um tempo de cozimento seu sabor pode ficar mais amargo. Então adicione a páprica depois que seu peixe, frango, molhos, carne, tortas e legumes já estiverem cozidos. 

Coentro: 

Geralmente o coentro é visto como uma folha simples, mas é possível também usar suas sementes. Ele é um tempero que pode ser forte, mas é sobre dosar bem a quantidade e essa folhinha vai dar um toque especial em seus molhos, peixes, saladas e frutos do mar. 

Semente de coentro também é usada para temperar/ Foto: Pixabay

Noz moscada:

A noz moscada é um coringa e, para quem gosta, ela vai para a lista de temperos essenciais. Em salgados você pode utilizá-la em sopas, cremes, molhos e caldos. Já em sobremesas, tortas, biscoitos, bolos e frutas frescas recebem muito bem.