Para muitas pessoas, o segredo para cozinhar “bem” está ligada diretamente aos temperos utilizados na hora do preparo da comida, afinal, saber harmonizar as especiarias com cada tipo de carne pode ser a chave para uma carne saborosa. Por isso, para você que tem dificuldade em escolher o tempero certo para suas carnes, o AnaMaria Receitas te ajuda a tornar suas receitas mais saborosas. Confira a seguir!
Carne vermelha
As carnes vermelhas são nada mais nada menos do que as carnes de boi e, no geral, combinam com temperos mais fortes que realçam o sabor da carne e dão aquele toque especial. O tempero varia conforme o modo de preparo, ou seja, se a carne for assada, um tempero específico funcionará melhor do que se ela for cozida, e assim vai. Mas, os temperos que não devem faltar de maneira alguma, são a cebola e o alho!
Ah, e anota aí: se você for preparar bifes, por exemplo, o tempero pode ser adicionado 30 minutos antes do preparo, pois esse tipo de corte consegue absorver os temperinhos mais rapidamente.
Carne assada
Os temperinhos certos para uma carne que vai ser levada ao forno são: cebola, alho, cominho, chimichurri, cravo-da-índia, gengibre, tomilho, salsa e mostarda em pó. É claro que você não precisa adicionar todos esses ingredientes, basta escolher o que mais te agrada e temperar!
Carne cozida ou ensopada
Para uma carne que será levada a panela de pressão ou que será combinada com molhos diversos, combinam com temperos como: cominho, louro, mostarda, noz-moscada, orégano, páprica doce ou picante, salsinha, curry, gengibre fresco ralado e tomilho.
Carne grelhada
Para um bom bife grelhado, nada melhor que temperos como: coentro, chimichurri, pimenta calabresa, alecrim, folhas de louro.
Carne moída
Nesse caso, temperos como: hortelã, manjericão, manjerona, menta, shoyu ou pimenta calabresa são a combinação perfeita!
Aves
No caso das aves, por possuírem um sabor mais leve e não tão forte como o da carne vermelha, não é necessário adicionar temperos muito fortes para que a ave não perca seu sabor. Além disso, é aconselhado temperar as aves com antecedência, pois ela demora para absorver os temperinhos. Portanto, os temperos que mais combinam com as aves são: alho, tomilho, açafrão, cebola, louro, coentro, limão, lemon pepper e cebolinha. Mas, assim como a carne vermelha, diferentes preparos pedem diferentes temperos.
Frangos cozidos
Para um franguinho preparado na panela de pressão, opte principalmente pelo uso do alecrim e orégano. Mas, se você for do time que adora um molhinho apimentado, a páprica e o cominho são ideais para isso!
Frangos assados
No caso dos frangos que serão levados ao forno, use e abuse do alecrim, alho e limão. Esses ingredientes vão dar um sabor especial ao seu frango!
Peixes
Para os peixes, não é preciso exagerar nos temperos, pois é uma carne com sabor leve. Por isso, a melhor combinação é sal, alho, limão e um toque de pimenta-do-reino. Mas, para você que gosta de um sabor a mais, manjericão, alecrim, sálvia, manjerona, louro, segurelha e tomilho podem ser uma boa aposta para diferenciar no sabor da carne. E não se esqueça, se for utilizar um peixe inteiro, tempere internamente também!
Carne de porco ou carneiro
Para essas carnes não tem segredo, temperos como, sal, alho, cebola, alecrim, chimichurri, coentro, erva-doce, hortelã, limão, pimenta calabresa e manjericão são boas apostas para uma carne suculenta!