Refogar o alho antes ou depois da cebola: confira o jeito certo!

O AnaMaria Receitas te ensina qual é o jeito certo de refogar o alho e a cebola!

Tempero de alho e cebola prático e rápido! - Foto: Pixabay

Quando falamos em receitas salgadas, a maioria delas para serem preparadas precisam da junção de alho e cebola em sua composição e essa combinação é, sem dúvidas, uma das melhores já inventadas. Afinal, quanto mais temperadinha uma comida, melhor ela fica! 

Publicidade

Na hora de refogar o alho e a cebola é bem simples, basta adicionar óleo ou azeite, esperar esquentar e adicionar os dois ingredientes. Mas, qual adicionar primeiro? o alho, ou a cebola? Tem gente que refoga os dois juntos, tem gente que refoga o alho primeiro e tem gente que refoga a cebola primeiro. Mas, sabia que existe uma sequência certa que faz toda a diferença no resultado final das comidas. 

Por isso, se você deseja saber qual e a ordem certa dos fatores, o AnaMaria Receitas vai te explicar. Confira a seguir! 

E agora, refogar o alho ou a cebola primeiro?

Se você costuma refogar o alho antes que a cebola, saiba que esse é o jeito mais indicado. Isso porque para refogar algum alimento, a gente utiliza algum tipo de gordura, como o óleo, azeite, manteiga. Esses óleos irão ajudar a cozinhar e fritar levemente, no entanto, a cebola solta muita água quando cozinha, e a quantidade de água ultrapassa a quantidade de óleo existente na panela, impedindo que a cebola frite por completo e seja somente cozida. Então, quando entramos com o óleo logo em seguida, não existe mais óleo para que ele frite, e ele acaba cozinhando também. 

Por isso, quando colocamos o alho primeiro, ele consegue fritar, ficar douradinho e liberar seus óleos naturais na gordura do refogado, aumentando seu sabor. Em seguida, quando adicionamos a cebola, ela cozinha lentamente e absorve todo o óleo restante, conferindo mais sabor ao seu prato. 

Publicidade

Ah, e não se esqueça: como refogar o alho antes da cebola traz um sabor mais forte para os alimentos, é importante que você tenha em mente que as comidas vão ficar com um gosto mais forte do alho. Além disso, refogar o alho antes da cebola aumenta as chances dele queimar, por isso, fogo baixo sempre!