A abóbora, além de ser uma hortaliça deliciosa que rende diversas receitas, também é usada para preparar um enfeite de decoração super tradicional do Halloween, sendo considerada um dos principais símbolos da comemoração.
O Halloween está se aproximando e para você que deseja enfeitar sua casa com uma decoração do Dia das Bruxas, esse item não pode faltar. Se você não quiser comprar a abóbora pronta, você mesmo pode fazer o rostinho no alimento de uma maneira bem simples.
Confira a seguir o passo a passo do AnaMaria Receitas para confeccionar a sua abóbora em casa, fazendo caretas e incluindo uma iluminação para ficar a cara do Halloween!
Qual o significado da abóbora de Halloween?
Você já se perguntou por que um alimento com um desenho ficou tão popular nessa comemoração do ano? A abóbora do Halloween se chama Stingy Jack ou Jack-o’-lantern, que significa “Jack com a lanterna”. Reza a lenda que um homem chamado Jack, que tinha um péssimo costume de exagerar nas bebidas alcoólicas, cruzou com o diabo diversas vezes, mas sempre conseguia escapar do inferno. Um dia, o homem faleceu e a sua entrada no céu ou no inferno foi negada, isso porque ele humilhava o diabo escapando dele o tempo inteiro.
Assim, o seu espírito começou a vagar pelo mundo dos vivos e ele usava as abóboras para iluminar o seu caminho e, assim, fugir da escuridão.
Como fazer uma abóbora de halloween em casa?
Itens necessários:
- 1 abóbora bem arredondada e alaranjada
- 1 faca bem afiada
- 1 folha de jornal
- 1 molde de careta
- 1 agulha grossa
- 1 raspador
- 1 pedaço de papel toalha
- 1 pote de vidro
- 1 pisca-pisca com luzes amarelas ou brancas
Passo a passo:
Preparação da abóbora:
Lave bem a abóbora e seque-a. Em seguida, faça um risco circular no tampo e perfure com a faca, fazendo um furo.
Remova o tampo da abóbora forçando um pouco a faca. Tome cuidado para não lesionar essa parte, pois ela será usada no enfeite. Corte a parte com fiapos do tampo e deixe-a reservada.
Com a ajuda de uma colher, remova todo o conteúdo no interior da abóbora, composto por fiapos e sementes. A missão é deixar a abóbora o mais limpa possível, apenas com a polpa durinha que fica rente à casca.
Passe um pedaço de papel toalha dentro da abóbora, pois só assim é possível deixar a parte interna bem limpa e seca.
Marcação da careta:
Providencie um molde com a careta que será desenhada na abóbora. Você pode ampliar e imprimir um dos desenhos disponíveis no final da matéria.
Coloque o molde sobre a abóbora e faça a marcação dos espaços vazados. O mais recomendado é usar uma agulha grossa e perfurar o molde. Os buraquinhos se encarregam de delimitar a área que será cortada.
Com uma faca afiada, corte a abóbora, seguindo o contorno definido pelas perfurações com a agulha. Tome cuidado para cortar apenas as áreas riscadas, deixando vazados os olhos, o nariz e a boca.
Passe o guardanapo por dentro de cada buraco, para deixar seco, liso e limpo.
Iluminação:
A cara da abóbora já está pronta, agora é só preparar o sistema de iluminação. Providencie um potinho de vidro (de maionese, por exemplo) e envolva-o com o pisca-pisca.
Coloque o potinho iluminado dentro da abóbora e feche com o tampão. Você também pode substituir esse sistema por uma vela ou uma lanterna.
Prontinho, agora só escolher o melhor local e usar sua abóbora assustadora para comemorar o Dia das Bruxas!