Coxinha fica de fora das top 3 melhores comidas brasileiras

O alimento ficou em 5° lugar no ranking, atrás da picanha e do pão de queijo, conforme avaliações do público

Coxinha cremosa de frango
Acervo AnaMaria

A coxinha, quitute bastante popular em todo o território nacional, ficou de fora das top 3 melhores comidas brasileiras, de acordo com uma pesquisa conduzida pelo site norte-americano TasteAtlas, conhecido por ranquear alimentos ao redor do mundo. 

Publicidade

Composto a partir de avaliações dos leitores da própria plataforma, o levantamento apresenta uma nota de 4,5 estrelas para a coxinha, o que deixou o quitute de fora do pódio. A picanha, eleita o melhor prato do mundo em 2023 pelo mesmo site, lidera o ranking dos usuários, com nota 4,7. Logo atrás vêm o churrasco gaúcho, o pão de queijo e a fraldinha, todos com 4,6. 

Qual a origem da coxinha?

Existem diversos mitos acerca da origem da coxinha. Contudo, uma das versões mais conhecidas, relatada pelo TasteAtlas, é de que a iguaria brasileira originou-se em São Paulo, por volta do século 19. Com o passar do tempo, a receita se espalhou para o Rio de Janeiro e Paraná, sendo considerada, atualmente, um dos salgados mais populares do país. 

Conforme a lenda, o prato foi elaborado para o filho da Princesa Isabel, que amava a carne de coxa de galinha. No entanto, é provável que a coxinha tenha sido inventada no período da industrialização de São Paulo, como uma opção mais barata e durável para substituir os cortes de frango tradicionais. 

Normalmente, a receita leva ingredientes como cebola, alho e frango, mas pode ser consumida, também, com requeijão ou outro tipo de recheio. Além disso, é muito comum que a coxinha seja acompanhada por molho de pimenta ou, até mesmo, por uma cerveja gelada. 

Publicidade

Confira as top 10 melhores comidas do Ranking

1. Picanha, com nota 4,7

2. Churrasco, com nota 4,6

3. Pão de Queijo, com nota 4,6

Publicidade

4. Fraldinha, com nota 4,6

5. Coxinha, com nota 4,5

6. Escondidinho, com nota 4,5

Publicidade

7. Moqueca, com nota 4,5

8. Vatapá, com nota 4,5

9. Arrumadinho, com nota 4,5

Publicidade

10. Bombocado, com nota 4,5