Quando falamos em alimentação ou vida saudável, o que vem primeiro à sua cabeça? Para muitos, uma dieta se baseia apenas em comer legumes e verduras, além de ficar longe de açúcares e gorduras.
Mas é claro que não é só isso. A alimentação é parte fundamental para proporcionar equilíbrio ao corpo, diminuir os riscos de infecções ou inflamações, além de aumentar a imunidade e defesa do organismo. Associado a exercícios físicos, boas horas de sono, hidratação adequada e a consciência sobre o que você come, pode proporcionar saúde e completo bem-estar físico, mental e emocional.
Quais os benefícios da alimentação saudável?
Investir na sua alimentação é sinônimo de gastar menos recursos com remédios, pois seu foco é a manutenção da saúde. A nutricionista Camilla Baffa mostra quais são esses benefícios de uma alimentação rica:
-
Mantém o bom funcionamento do organismo:
Energia é vital para manter todas as atividades do organismo. Isso significa que precisamos ingerir alimentos que nos proporcionem o combustível necessário para fazer tudo funcionar: os carboidratos, como aveia, feijão preto, batata, entre outros.
-
Previne doenças:
Apesar de ser clichê, a alimentação realmente previne doenças. “A alimentação balanceada e rica em nutrientes previne doenças graves, como hipertensão, diabetes, gastrite, alergias e outras.” afirma Camilla.
-
Aumenta a expectativa de vida:
A longevidade está diretamente associada aos hábitos saudáveis, isso não é segredo. “Alguns alimentos, inclusive, têm o poder de inibir o envelhecimento, como azeite de oliva, alho, chá verde, tomate, vegetais de cor verde escura, frutas vermelhas, entre outros”, afirma Camilla.
-
Melhora a qualidade de vida
Quando você muda sua alimentação e mantém regularidade no consumo adequado de nutrientes, é perceptível a melhora na sua qualidade de vida.
Um exemplo real disso é a arquiteta Nathalia Pires. Ela conta ao AnaMaria Receitas que começou sua vida saudável aos 23 anos: “Antes eu não era tão focada em cuidar do meu corpo e da minha alimentação, mas quando eu me mudei para São Paulo e comecei a frequentar a academia, minha vida mudou.” A jovem ainda destacou que não era muito fã de verduras e frutas: “Eu comia bem, mas não era saudável. Quando morava com meus pais, quase não tinha salada e frutas em casa, eram mais carnes, arroz e feijão. Porém, quando me formei na faculdade, tive mais tempo para me dedicar à academia e hoje tenho mais tempo para preparar refeições com mais nutrientes Isso realmente mudou minha vida.
O que comer para ter uma alimentação mais saudável?
Camilla afirma que você pode se basear no consumo balanceado de frutas, verduras, legumes, cereais, carnes, laticínios e frutos do mar: “Devemos ingerir diariamente pelo menos uma porção de cada grupo de alimentos, dentre os 3 existentes, que são: construtores, as proteínas, reguladores as vitaminas, fibras e minerais e os energéticos sendo os carboidratos e lipídeos.”
Para tentar manter uma vida mais saudável procure evitar comer frituras, gorduras, alimentos processados com alto índice de sódio e açúcares.
Vale lembrar que é importante sempre ter em mente que dietas prontas da internet podem não ser saudáveis para seu corpo. É preciso tomar cuidado com isso, pois seguir dietas sem indicação e acompanhamento profissional pode desencadear sérios problemas de saúde. Procure sempre a ajuda de um nutricionista para lhe auxiliar.