
Quem não ama aquele cheiro maravilhoso de pipoca no cinema? Eu com certeza me entrego fácil à tentação. Mas você sabia que, preparada do jeito certo, a pipoca pode ser uma grande aliada à nossa saúde? Veja seus benefícios para o nosso corpo, mas fique até o final, pois o AnaMaria Receitas te ensina o jeito certo de preparará-la!
Além de gostosa, é rica em fibras!
Estima-se que uma xícara de milho de pipoca contém quase 3 gramas de fibras. Para os leigos isso parece ser pouco, mas quando comparados com salgadinhos substitutos, ela tem um grande poder nutricional com baixas calorias.
Por sua vez, as fibras são grandes aliadas ao bom funcionamento do nosso corpo. Um dos seus benefícios é o controle do equilíbrio entre o bom (HDL) e o mau (LDL) colesterol. A ação das fibras junto com a vitamina B3 pode prevenir doenças cardíacas derivadas desse desajuste sanguíneo.
Outra questão que a pipoca pode ajudar é na luta contra a diabetes. Isso porque ela ajuda a controlar a absorção de açúcar do corpo, o que atrasa a liberação dele para o sangue.
Fora isso, as fibras da pipoca junto com os antioxidantes polifenóis inibem a ação de radicais livres. Isso, além de diminuir os riscos de desenvolver cânceres pelo corpo, também evita o envelhecimento precoce e doenças cardíacas.
Outras vitaminas e benefícios
A pipoca também é uma boa fonte de tiamina (vitamina B1) que pode melhorar o humor, evitando crises de estresse. Além disso, a vitamina B6 é a serotonina, conhecida como o “hormônio da felicidade” e responsável pela sensação de ‘good vibes’.
Além disso, ela é a queridinha das dietas. Isso porque esse lanchinho contém pouquíssimas calorias (quando preparado da maneira correta), consegue controlar a saciedade, regula os níveis de insulina e diminui a ansiedade. Todos esses fatores diminuem a chance de você apelar para um salgadinho pronto e cheio de calorias vazias.
Agora que você já sabe tudo o que a pipoca pode fazer de bom para seu organismo, está na hora de saber prepará-la. Para isso, você deve esquecer a de micro-ondas e o óleo de cozinha. Veja como o AnaMaria Receitas te ajuda a cozinhar uma pipoca bem naturalzinha!
Receita de pipoca sem óleo!
Aproveite todos os benefícios da pipoca da maneira mais saudável possível!

Ingredientes:
1 xícara de milho para pipoca
¼ xícara de água
Sal a gosto
Plástico filme
Pote de vidro (ou algum que possa ir no micro-ondas)
Modo de preparo:
Coloque o milho e a água no pote de vidro. Cubra o pode com o plástico filme e, com o auxílio de uma faca ou tesoura, faça alguns furinhos no plástico. Isso vai dar crocância para a pipoca, sem fazer bagunça. Coloque o pode no microondas por 3 a 4 minutos em potência máxima. Ao acabar o tempo, retire o pote com cuidado e remova o plástico. Adicione sal a gosto e prontinho. Sua pipoca 100% nutritiva está pronta para o consumo!