
A palavra veganismo ficou entre os assuntos mais comentados do momento após Davi, um dos participantes do BBB24, questionar sua colega de confinamento sobre o que é ser vegano. Para ele, se a cantora Wanessa Camargo não come nada de origem animal, bastava tirar a linguiça calabresa do prato na hora de se servir, o que não é verdade.
O momento repercutiu nas redes sociais e gerou dúvidas acerca do motivo pelo qual os adeptos não poderiam “tirar a linguiça na hora de comer”. Por isso, o AnaMaria Receitas traz algumas curiosidades sobre o veganismo e o estilo de vida dos apoiadores da causa. Confira!
O que é o veganismo?
O veganismo é um movimento no qual seus praticantes evitam, dentro do possível, todas as formas de exploração e crueldade animal, seja na alimentação, no vestuário ou em qualquer outra finalidade. Isto é: o estilo de vida vegano exclui todos os produtos derivados de animais. Também promove o uso de alternativas que não possuam essa matriz. Por esse motivo, se a comida tiver algum ingrediente de origem animal, mesmo que não seja consumida pela pessoa, já deixa de ser vegana.
Como o veganismo surgiu
O veganismo passou a ser discutido no começo da década de 1940. Foi nessa época que alguns especialistas se opuseram abertamente ao consumo de ovos e laticínios. Contudo, o termo “vegan” só foi criado em 1944 pelo carpinteiro inglês Donald Watson, futuro criador da The Vegan Society, instituição que propaga essa filosofia.
Alguns anos depois, Leslie J Cross, vice-presidente da organização na época, sugeriu que os objetivos da causa fossem definidos com clareza. Assim, a prioridade seria a luta pelo fim da exploração animal em diversos âmbitos, e não apenas na alimentação.
CONFIRA AS 5 MELHORES RECEITAS VEGANAS, PARA SE DELICIAR!
Principais benefícios
Aderir ao veganismo pode significar ainda mais do que só evitar o consumo de alimentos e produtos à base de animais. De acordo com estudos recentes, essa dieta tem sido associada a diversos benefícios para a saúde, como a redução do risco de doenças cardiovasculares e o controle do peso corporal.
Além disso, a forma de alimentação vegana também está ligada à melhora na saúde da pele e do aparelho digestivo, ao controle da diabetes tipo 2, redução do risco de alguns tipos de câncer e menor incidência de doenças crônicas.