Estudo define os 10 alimentos mais saudáveis do mundo

Pesquisadores de universidade norte-americana revelaram quais são os alimentos mais ricos em nutrientes; confira o ranking

Nutrientes do agrião
Pexels

Um estudo feito por pesquisadores da William Paterson University, do estado norte-americano de Nova Jersey, definiu os 10 alimentos mais saudáveis do mundo. No total, os especialistas analisaram os nutrientes de 41 comestíveis e verificaram a concentração de 17 substâncias essenciais para o corpo humano em suas composições.

Publicidade

Em seguida, a pesquisa comparou a proporção de vitaminas, fibras e outros itens benéficos à saúde em relação à quantidade de calorias presentes em cada um deles. Assim, os cientistas elaboraram uma tabela com o total de 100 pontos e, a partir disso, ranquearam as comidas com maior densidade de nutrientes. Além de muito saudável, o primeiro item da lista também pode ser cultivado em casa. Confira!

Agrião

Considerado o alimento mais saudável do mundo, o agrião se destaca entre as hortaliças como fonte de vitaminas A, B1, B2 e C, além de ser rico em manganês, ferro, zinco e fósforo. Por conter abundância de fibras e compostos com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, ele prolonga a saciedade, fortalece o sistema imunológico e ajuda na prevenção de diabetes, pressão alta e gripes. O estudo ainda aponta o potencial da planta em desintoxicar o corpo e purificar o sangue.

Alface Chinesa

Em segundo lugar está a alface chinesa. Nutritiva e pouco calórica, ela é fonte de vitamina C e sais minerais, como potássio, magnésio e cálcio. Devido à sua textura crocante e sabor suave, esse tipo de alface é uma ótima opção para ser consumido cru, cozido, refogado e, até mesmo, ensopado.

Acelga

Na terceira posição aparece a acelga. O vegetal, além de conter poucas calorias, é rico em betacaroteno, precursor da vitamina A, e vitaminas B e C. Ademais, o consumo de sua folhagem fornece diversos minerais, como cálcio, ferro e magnésio, compostos essenciais ao organismo.

Publicidade

Folha de Beterraba

A folha de beterraba ocupa a quarta colocação do ranking e, geralmente, é deixada de lado pela maioria das pessoas. Ainda assim, o estudo concluiu que a folhagem contém mais betacaroteno e cálcio do que a própria raiz, além de ser fonte de ferro, fibras e auxiliar no controle da glicemia e na prevenção da anemia. 

Espinafre

Famoso por sua aparição em desenhos infantis, o espinafre “contém nutrientes semelhantes aos da acelga”, porém, em menor quantidade. Classificado em quinto lugar, o vegetal é abundante em vitaminas A e C, e em compostos fenólicos, que possuem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, auxiliando na prevenção de doenças cardiovasculares.

Chicória

Ocupando a sexta posição, a chicória apresenta a função de saciar o apetite, bem como ajudar a regular o funcionamento do intestino. A hortaliça ainda oferece ao corpo humano fartura de fibras, ácido fólico e zinco, além de vitaminas A, B e C.

Publicidade

Alface

Muito conhecida pelos brasileiros, a alface está classificada na sétima colocação por conter vitaminas do complexo B, vitamina C e betacaroteno. Além disso, a hortaliça é formada por 95% de água, possui baixo valor calórico e auxilia no funcionamento da visão.

Salsinha

Em oitavo lugar, a salsinha possui alto teor nutritivo e uma enorme gama de vitaminas dos complexos A, B, C, E e K. Nesse sentido, ela ainda apresenta importantes quantidades de minerais, como cobre, ferro e magnésio, além de ser fácil de cultivar e manter em pequenas hortas.

Alface-romana

Na penúltima colocação da pesquisa aparece a alface-romana, hortaliça que se destaca pelo alto teor de betacaroteno. Conhecida por suas grandes folhagens, esse tipo de alface possui nutrientes e minerais importantes para o sistema imunológico, juntamente com ácido fólico e vitamina B.

Publicidade

Couve

Por último, mas não menos importante, está a couve. Com abundância de vitaminas dos complexos A, C, D, E e K, além de antioxidantes e potássio, a hortaliça ajuda na perda de peso, fortalece o sistema imunológico e atua na prevenção e tratamento de doenças como anemia, câncer e pressão alta.