
O Dia Internacional da Comida Picante é celebrado nesta terça-feira, 16 de janeiro, e há uma ótima razão para isso. A data existe para proporcionar surpresas ao paladar, além de divulgar as vantagens provenientes da inclusão da pimenta e de outras especiarias picantes em nosso dia-a-dia.
Contudo, muitas pessoas ainda não sabem quais são as qualidades das comidas picantes e como elas podem auxiliar no melhor funcionamento do corpo humano. Por isso, AnaMaria Receitas traz alguns dos benefícios destes tipos de alimentos para a saúde daqueles que os consomem. Confira!
Função antioxidante e anti-inflamatória
As pimentas contêm capsaicina, composto responsável pela propriedade picante, incluída na composição de suplementos nutricionais devido às suas propriedades. Por conta de seus efeitos antioxidantes, a capsaicina auxilia no combate às inflamações do corpo, o que pode reduzir o risco de doenças cardiovasculares, câncer e derrame.
Além disso, conforme os autores da pesquisa National Health and Nutritional Examination Survey, o consumo de pimenta é associado a um menor risco de morte precoce, justamente pelo alto poder antioxidante da capsaicina.
Combate dores e possui efeito calmante
Presente em abundância na pimenta, a capsaicina também pode ser encontrada em alimentos como gengibre, pimentão, açafrão-da-terra e páprica. Além de ter ação antioxidante e anti-inflamatória, a capsaicina age como um analgésico natural. Em razão disso, auxilia no combate às dores corporais e fortalece a imunidade.
Além disso, a substância está ligada à produção de endorfina, hormônio responsável pela sensação de bem-estar, alívio da dor e melhora da qualidade do sono. Dessa forma, o seu consumo pode gerar efeito calmante, ajudando no alívio dos sintomas de ansiedade e estresse, por exemplo.
Aumenta o metabolismo e auxilia na perda de peso
O metabolismo nada mais é do que um conjunto de reações químicas que ocorre nas células. Assim, o consumo diário de alimentos com capsaicina proporciona um aumento na taxa de metabolismo, resultando em um gasto calórico de cerca de 50 calorias por dia. Por isso, é um ótimo componente para ser ingerido diariamente, auxiliando na perda de peso.
Contudo, como exposto, o efeito da capsaicina para este fim é pequeno, motivo pelo qual deve ser combinado com atividades físicas e dietas balanceadas. Além disso, vale destacar que a ingestão deve ser moderada, pois, quando consumidos em quantidades extremas, os alimentos picantes podem desencadear problemas no trato gastrointestinal de indivíduos com maior sensibilidade.