Mascar chiclete faz mal para a saúde? Saiba mais!

Mascar chiclete é um hábito bem comum e há vários mitos por trás desse costume. O AnaMaria Receitas desvenda, de uma vez por todas, os mistérios do chiclete para a nossa saúde! Foto: Pixabay

Mascar chiclete é um hábito muito comum. Crianças, adolescentes e adultos criam esse costume por diversos motivos: como distração, para promover o bom hálito, enganar a fome, etc. Mas será que mascar chiclete com frequência é uma boa ideia? O AnaMaria Receitas te ajuda a desmascarar os mitos acerca desse assunto de uma vez por todas!

Publicidade

Chiclete dá cárie? 

Sim e não. Os chicletes com açúcar (favoritos das crianças) podem sim promover o desenvolvimento de cáries, assim como as balas e os pirulitos caso não haja uma boa escovação e, claro, o fio dental. Mas, por outro lado, as gomas sem açúcar não causam esse mal. Na verdade, elas aumentam o pH bucal por meio da saliva o que, consequentemente, previne as cáries. 

No entanto, mascar chiclete com frequência pode promover problemas musculares na boca. Existem algumas evidências científicas que relacionam a disfunção da articulação temporomandibular (ATM) com o hábito frequente de mascar chiclete. Os sintomas dessa disfunção incluem estalos na mandíbula e desconforto ao mastigar. Nada agradável, né?

Enfim, por mais que a goma de mascar possa ser uma solução temporária depois do almoço para o mau hálito ou uma limpeza rápida dos dentes, ainda é necessário manter uma higiene bucal consistente. Além disso, é importante tomar cuidado com a quantidade e frequência da mastigação para que não haja problemas na mandíbula e nos músculos do rosto. 

Mascar chiclete faz mal para o estômago?

Chiclete faz mal para o estômago? Foto: Pixabay

Sim e não, também. Para pessoas com problemas gástricos (gastrite e refluxo por exemplo), mascar chiclete com frequência pode sim provocar azia, náusea, dor de estômago e outros sintomas desconfortáveis. Isso ocorre porque a mastigação promove a liberação do suco gástrico, ou seja, seu estômago se prepara para a chegada da comida. No entanto, como não engolimos o chiclete, aquele suco gástrico (bem ácido) fica em contato com as paredes do estômago. 

Publicidade

Mas para pessoas sem nenhuma particularidade gástrica, mascar chiclete mesmo com a barriga vazia não deve causar desconforto nenhum. Claro que tudo em excesso faz mal, então apenas cuidado para não abusar do bom funcionamento do seu corpo e masque chiclete com pouca frequência. 

E se eu engolir a goma de mascar?

Acho que o maior mito de todas as gerações é que o chiclete gruda nas tripas e demora 7 anos para digerir. Claro que isso é uma mentira, até porque um produto que promove isso não seria comercializado para as crianças, né? 

Engolir muitos chicletes pode sim causar um desconforto na flora intestinal, uma vez que nosso corpo não consegue digeri-lo por completo. Em alguns casos mais sérios, algumas crianças tiveram que passar por cirurgia para retirar o excesso de chiclete do organismo. Mas é só tomar cuidado para não engolir a goma e se ocorrer sem querer, tudo bem. 

Publicidade

Mas saiba que crianças de até 2 anos de idade não devem mascar chiclete, uma vez que pode causar asfixia, se engolirem a goma.