
Discussão polêmica, entre política, futebol e religião nada supera o entrave entre o arroz empapado e o arroz soltinho. O AnaMaria Receitas não veio para dar opinião, mas apenas ensinar como deixar o seu grão mais solto.
Porque apesar de um prato com um preparo bem cotidiano e básico, as vezes acidentes acontecem no preparo do arroz com o grão solto, como nesse arroz de paio e queijo. Afinal, é normal errar nas medidas e nunca conseguir atingir o ponto certinho para ter na sua mesa aquele arroz bem soltinho.
Deixe de lavar seu arroz!
Essa pode ser a dica que enfrenta a maior resistência, isso porque já virou um hábito comum sempre passar o arroz na água antes de cozinhar. No entanto, lavar os grãos antes do preparo faz com que ele perca o amido e, consequentemente, o deixa mais grudento. Muitos acreditam que é necessário essa lavagem, mas fique tranquilo pois o arroz vem lavadinho lá da fábrica.
Pode jogar óleo!
Misture bem seu arroz com óleo, assim você evita que os grãos acabem grudando uns nos outros. Só não vá exagerar tanto assim no óleo, apenas garanta que todos os grãos tiveram contato com ele. É o suficiente.
Vamos rever as medidas!
Talvez esse seja o momento em que o arroz soltinho se torna empapado, pois é preciso ter cuidado com “a matemática” da culinária! Então, sempre se lembre que para cada xícara de arroz são duas de água. Assim você nunca vai errar nessa receita de arroz mineiro com couve e linguiça
Deixe descansar!
Logo após colocar a água, não mexa mais o arroz. Isso porque se você ficar mexendo, acaba dando o mesmo efeito de lavar os grãos, que explicamos anteriormente: vai soltar o amido e empapar o arroz. Também é bom esperar 5 minutos após desligar o fogo, pode parecer nada, mas faz uma diferença!