
A alimentação vegana é baseada no consumo somente de alimentos de origem vegetal, evitando ingredientes derivados de animais. Você deve estar se perguntando a diferença entre os veganos e vegetarianos, já que nos dois estilos de vida a carne animal é tirada da alimentação. A diferença é que os adeptos do veganismo evitam leite de vaca e seus derivados, como o queijo, requeijão, evitam ovos e outros ingredientes de origem animal. Alguns até evitam o uso de produtos cosméticos testados em animais, ou roupas feitas com pelos e couro de animal. Já os vegetarianos consomem seus derivados.
E agora, esse alimento é vegano ou não?
Para você que pensa que a alimentação vegana é muito limitada, você está enganado. Existem vários pratos adaptados para uma alimentação rica em nutrientes e em sabores. Mas, é preciso tomar um certo cuidado, pois existem alimentos que parecem ser veganos, mas podem ser, na verdade, de origem animal.
Por isso, o AnaMaria Receitas vai desmascarar esses alimentos para você poder evitá-los Confira a seguir!
Mel
Além do mel ser um produto que é resultado do trabalho das abelhas, para extraí-lo é utilizado uma prática muito cruel chamada fumigação. Nessa prática, é usado fumaça para desacordar as abelhas e assim, retirar o mel. Com isso, as abelhas morrem asfixiadas ou com o calor causado pela fumaça. Por isso, esse alimento não é nada vegano. Mas, existem alternativas, como o agave, melado de cana e néctar de coco, que são de origem natural.

Gelatina
Um doce preparado em casa, como uma gelatina refrescante de frutas vermelhas que, de início, parece ser inofensiva, mas na realidade é feito com tecidos de animais, no caso a cartilagem de porco, de bois ou até de peixes. Para você que adora uma gelatina, não se preocupe, existem alternativas naturais como ágar-ágar que é derivado de algas marinhas, ou a goma guar que é uma fibra solúvel.

Cerveja e vinho
A decepção é grande, mas essas bebidas alcoólicas, muitas vezes, não são veganas. Ao contrário do que você pensa, essas bebidas não são produzidas apenas com uva e cevada, elas podem conter alguns aditivos nada veganos. No caso da cerveja, os produtos isinglass, uma cola de peixe derivada da bexiga natatória do animal, albumina, que vem do ovo, e a gelatina, já explicada anteriormente, podem ser adicionados na fabricação da bebida, mais especificamente antes de engarrafar. Eles são utilizados para clarear a bebida.
Já no caso do bom vinho, os mesmos produtos podem ser adicionados, só que ao invés da gelatina, é usado caseína, uma proteína do leite. O motivo é o mesmo: clarear a bebida. Lembrando que não são todas as cervejas e todos os vinhos que possuem esses produtos, por isso é importante ler o rótulo antes de consumir.

Macarrão
Outro exemplo de produto que é importante ler o rótulo antes de levar para casa. Alguns macarrões possuem produtos como ovos, queijo, leite, ferro ou vitamina D, que também pode ser derivada de animais. Ou seja, não entra na lista de alimentos veganos.

Corante vermelho
Muitas vezes usado em balas, chicletes, sucos e iogurtes. O corante vermelho é usado na indústria alimentícia, e sua base é feita de carmim, que é derivado de um inseto chamado cochonilha. Por isso, cuidado com os docinhos vermelhos!

Chocolate
Por último, e o mais chocante é o chocolate. O cacau é um dos alimentos veganos, mas, cuidado com as barras de chocolates que podem conter leite e derivados, pois com esses ingredientes, o doce fica mais cremoso e por isso é utilizado.
