Como desfiar frango? Separamos 4 técnicas infalíveis

Desfiar frango não será mais uma tarefa difícil quando você aprender essas técnicas. Confira!

Frango Desfiado na Panela de Pressão
Reprodução/ Divulgação

O frango desfiado rende muitas receitas deliciosas, como o clássico empadão de frango, o suculento fricassê, lanches feitos com patê de frango, além de saladas e panquecas. No entanto, para todas essas receitas é necessário desfiar o frango para o preparo, e essa etapa pode ser um empecilho para muitas pessoas, pois não dá para negar que é uma tarefa trabalhosa, principalmente para quem não tem muita familiaridade com a cozinha. 

Publicidade

Por isso, para facilitar a sua vida e te ajudar a economizar tempo, AnaMaria Receitas vai te contar 3 técnicas infalíveis para desfiar frango. E a boa notícia é que serão necessários apenas itens presentes na sua casa, como eletrodomésticos, panela de pressão, martelo de cozinha e até um simples garfo. Venha conferir! 

Desfiar frango na panela de pressão

Esse é um dos métodos mais conhecidos e sua fama se dá porque é mais prático, rápido e não faz muita sujeira. Tudo porque você vai utilizar apenas a própria panela em que cozinhou o frango. O truque é bem simples: após cozinhar o peito, espere a pressão sair e retire toda a água, deixando apenas o frango. Feche a panela novamente e, em seguida, comece a agitá-la com bastante força, realizando movimentos para cima e para baixo, sabe? Por fim, abra a panela e, prontinho: o seu frango estará desfiado e pronto para as receitinhas! 

Desfiar frango com o garfo ou as próprias mãos

Trata-se de outro método bem simples, mas um pouco mais trabalhoso do que a sugestão anterior, pois o processo é todo manual. Tudo começa com o cozimento do peito. Na sequência, espere ele ficar em temperatura morna – além de evitar que você se queime, a carne de frango fria fica mais dura. Coloque a peça em cima de uma tábua e, enquanto segura o peito com uma mão, use a outra para passar o garfo por cima da carne. Uma dica importante é evitar cortar a peça em pedaços, pois o peito de frango inteiro dá mais segurança na hora de desfiar.

Desfiar frango usando martelo de cozinha

Outra maneira fácil, e bem antiga, de desfiar frango é usando o martelo de cozinha. Para isso, basta cozinhar muito bem a carne, colocar em cima de uma tábua e bater com o martelo até que o frango comece a quebrar. Contudo, vale ressaltar que a técnica só vai funcionar se a carne estiver bem molinha. 

Publicidade

Desfiar o frango no processador ou liquidificador 

Por fim, uma alternativa fácil e moderna é desfiar seu frango com a ajuda de um liquidificador ou processador. Afinal, esses alimentos são utilizados para processar alimentos. A ideia é bem simples: basta adicionar o frango cozido – e em pedaços – no eletrodoméstico escolhido e bater em velocidade baixa, sempre! Isso porque, se for em velocidade alta e por muito tempo, o seu frango vai virar uma pasta. Por isso, o ideal é bater o frango apertando a função “pulsar” para controlar a velocidade, até obter a textura desejada.